Professores da UFMG integram INCT dedicado à comunicação da ciência

Comitê gestor da rede reúne 125 pesquisadores e estudantes de todas as regiões brasileiras e de outros países

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2017 marcou o início das atividades do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia, o INCT-CPCT, rede de grupos de pesquisa que envolve 125 pesquisadores e estudantes de 15 universidades e instituições científicas de todas as regiões brasileiras e de outros países. A UFMG é uma das instituições que integram o grupo, com participação de quatro docentes, alunos e ex-alunos.

Um dos idealizadores da iniciativa e membro do comitê gestor do INCT-CPCT é o professor do Departamento de Sociologia da UMFG Yurij Castelfranchi. Também integra a rede a professora do ICB Débora d’Ávilla, coordenadora do projeto de extensão Universidade das Crianças, iniciativa de divulgação científica, que trabalha com oficinas e produção de curtas de animação, textos ilustrados, áudios e livros. As professoras Valéria Raimundo, do Departamento de Comunicação Social, e Adlane Vilas-Boas, do ICB, completam o time da UFMG.

Percepção e recepção

“É um privilégio para o país o surgimento de um instituto que atue nessa área de diálogo com a sociedade e a democracia; o Brasil é carente de atividades nesse eixo. O desenvolvimento da ciência e tecnologia de ponta está no topo dos orçamentos, mas, cada vez mais, percebe-se a importância não só da produção do conhecimento, mas de sua percepção e recepção pela sociedade”, comenta o professor Yurij Castelfranchi.

A UFMG desenvolve dez pesquisas, divididas entre as quatro principais linhas de pesquisa do INCT-CPCT: percepção pública da ciência e tecnologia; ciência na mídia: estudos de representações sociais, das relações entre ciência e mídia e de audiência/recepção; estudos em museus de ciência e tecnologia e outros espaços científico-culturais; políticas públicas em popularização da ciência e tecnologia e participação cidadã.

Além do ‘Universidade das Crianças’, pesquisadores da UFMG estão desenvolvendo enquete nacional com jovens de 15 a 18 anos sobre a percepção pública da ciência, que buscará entender como fatores como classe social, religião ou escolaridade influenciam a relação dos jovens com ciência. “É a primeira pesquisa com esse recorte no Brasil. Estudos preliminares mostraram que os adolescentes se interessam muito por ciência, e entender esse grupo é de fundamental importância para o desenvolvimento de qualquer política”, defende Castelfranchi.

Para entender a relação entre ciência e mídia, outro projeto da UFMG se inspirou em iniciativa da Universidade de Pádua, na Itália, onde um grupo de pesquisa de sociologia da ciência desenvolveu o Projeto Tips, que, por meio de softwares, analisa a veiculação e o tratamento conferido a temas científicos na mídia. A intenção é realizar pesquisas do gênero em toda América Latina.

Com as crianças

Projeto de extensão do ICB, em parceria com a Escola de Belas Artes (EBA), Centro de Comunicação (Cedecom) e Diretoria de Divulgação Científica (DDC), o Universidade das Crianças produz, com a participação de crianças, a partir de suas dúvidas, conteúdos sobre corpo humano, animais, plantas, astronomia, entre outros assuntos. Assista a uma das animações do projeto.

Em 2016 foi criada a Rede Mineira das Universidades das Crianças, com o objetivo de expandir essas ações a várias cidades do interior de Minas Gerais. Até o momento, a iniciativa chegou à Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri, em Diamantina, e à Universidade Federal de Ouro Preto.

Sobre os INCTs

Os Institutos de Ciência e Tecnologia (INCT) são projetos de pesquisa de alto impacto, de médio e longo prazos, desenvolvidos a partir da constituição de redes de instituições que, em cooperação, voltam seus olhares e esforços para a solução de problemas nacionais em áreas estratégicas do conhecimento científico.

A iniciativa foi criada em 2008 pelo então Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Na última chamada para criação de INCTs, 345 propostas foram apresentadas para avaliação e 252 receberam recomendação para financiamento. Em um primeiro momento, foram escolhidos 101 projetos para receberem os recursos, entre eles, o INCT-CPCT.

Ferdinando Marcos - Agência de Notícias UFMG

Fonte

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(31) 3409-4476 / 3409-4189

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