UFMG promove evento 'Diálogos com pesquisadores sobre pesquisas e sala de aula'

Série de palestras tem início hoje, às 18h, e vai até o dia 21 de fevereiro de 2022

O Apoio Pedagógico da Faculdade de Letras (Fale) da UFMG, sob a coordenação da professora Heloísa Penna, realiza a segunda edição do evento Diálogos com pesquisadores sobre pesquisas e sala de aula, que ocorre de 8 de novembro de 2021 a 21 de fevereiro de 2022, com palestras mediadas por Andreza Carvalho.

A primeira apresentação acontece nesta segunda-feira, 8 de novembro, às 18h, no canal do Apoio Pedagógico/Fale no YouTube. A convidada deste encontro será a professora Luciana Silva, que vai debater o tema A sala de aula nas mídias sociais e falar sobre o trabalho Mão na massa: ferramentas digitais para aprender a ensinar II. Não é necessário fazer inscrição prévia.

O evento tem o compromisso com o diálogo entre pesquisadores e o público em geral, em especial, com os professores da Educação Básica. Pesquisadores da UFMG e de outras instituições de ensino superior apresentam o percurso de sua carreira, o trabalho acadêmico em pauta e encorajam a todos para leitura, reflexão e aplicação de suas produções.

A presença será contabilizada a partir de formulários que serão divulgados durante as palestras e haverá emissão de certificado. Para os alunos que participarem de 75% dos encontros, será gerado um certificado de minicurso com a carga horária total. Para aqueles que optarem por participar de encontros avulsos, não totalizando 75%, o certificado será feito no formato de palestra.

Cronograma de apresentações

08/11/21 - 18h - Luciana Silva - A sala de aula nas mídias sociais

22/11/21 - 18h - Geisa Mara Batista - Cognição coletiva e linguagem

06/12/21 - 18h - Henrique Leroy e Erika Amâncio - Pós-memória e decolonialidade no ensino de línguas brasileiro: identidade docente e cultura escolar

10/01/22 - 18h - Maria Isabel Rios - A memória em movimento: dos trabalhos acadêmicos para o contexto escolar

24/01/22 - 18h - Fernanda Rodrigues - Educação Afrotransgressora

07/02/22 - 18h - Raimundo Sousa - Descobrindo jovens talentos em práticas escriturais na sala de aula

21/02/22 - 18h - Gasperim Ramalho - Agora é lei! A importância de uma língua estrangeira inclusiva

Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail fale.apoiop@gmail.com ou conferidas no Instagram @apoiofale.ufmg.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Informação da Faculdade de Letras da UFMG

Evento 'Diálogos com pesquisadores sobre pesquisas e sala de aula'

8 de novembro de 2021 a 21 de fevereiro de 2022