Evento cultural

Campus de Tiradentes promove atividades sobre museus e artes cênicas

De hoje (segunda, 17) a sexta-feira, 22 de maio, o Campus Cultural UFMG em Tiradentes promove uma série de atividades gratuitas em parceria com a Mostra Tiradentes em Cena e com a 19ª Semana Nacional de Museus. A programação inclui seminário sobre produção e gestão cultural, oficina de direção teatral, minicurso e debates que podem ser acompanhados pelo YouTube, Zoom e pelas redes sociais.

O seminário Modos de produção e gestão cultural (17 a 19) terá três mesas-redondas. Nesta segunda, o debate será sobre Gestão cultural, planejamentos de longo prazo e terá participação de Daniele Sampaio (Sim! Cultura, de Campinas), Sérvulo Matias (Grupo teatral Entre&Vista, superintendente de Cultura e Patrimônio de Tiradentes) e Maria Helena Cunha (Inspire Gestão Cultural, de Belo Horizonte).

Na terça, 18, a conversa terá como tema Políticas culturais e organização de eventos (festivais) e reunirá Leonardo Lessa (artista e gestor teatral de BH), Cris Diniz (artista e produtora, Corredor Latino-Americano de Teatro) e Felipe de Assis (Fiac, Bahia). Na quarta, 19, o assunto será Produção de grupos e coletivos teatrais, com a participação de Andrea Rodrigues (Segunda Preta, BH), Tina Dias (Grupo Armatrux, BH), Gustavo e Dominique (Zap 18, BH) e Juliano Pereira (Teatro da Pedra, São João del-Rei).

As mesas integram a 9ª Mostra de Artes Cênicas Tiradentes em Cena e são organizadas pela professora da UFMG Heloisa Marina da Silva. Serão transmitidas pelo canal do evento no YouTube, e as inscrições podem ser feitas pelo Sympla.

Durante a mostra, o Campus Tiradentes também vai oferecer o minicurso Direção teatral na América Latina. Ministrado pela professora da UFMG Sara Rojo, diretora dos grupos Mayombe e Mulheres Míticas, o curso vai apresentar ferramentas para grupos e artistas que desejam potencializar seu trabalho, com base em reflexões teóricas sobre América Latina e os contextos de criação, metodologias e diálogos com experiências existentes. Os encontros estão programados para os dias 20 e 21 de maio, das 15h às 18h, por meio da plataforma Zoom. Há 20 vagas para pessoas acima de 18 anos, que podem ser reservadas no site do Sympla.

A programação do festival inclui ainda a mostra Mund’auma, realizada com apoio do Campus Cultural UFMG em Tiradentes, que vai exibir criações dos residentes da Grupa de Investigação e Reflexão em Arte (GIRA), do Teatro Universitário da UFMG, com curadoria do doutorando da Escola de Belas Artes Fabricio Trindade. As peças audiovisuais – videoartes e documentários, fotoperformances e gravações de textos inéditos – são de artistas que se dispuseram a desvelar a si mesmos, suas memórias, histórias e, em ação política, compartilhá-las.

Semana de Museus
Nesta terça, 18 de maio, Dia Internacional dos Museus, o Museu Casa Padre Toledo, que integra o Campus Cultural UFMG em Tiradentes, participa da programação virtual da 19ª Semana Nacional de Museus. O tema desta edição é O futuro dos museus: recuperar e reimaginar.

A instituição, que completa 50 anos em 2021, reforça seu compromisso com a democratização do acesso à cultura também no ambiente digital. No dia 17, segunda-feira, apresenta, em seu perfil no Instagram, o vídeo Linha do tempo MCPT, uma retrospectiva da história da Casa e seus diferentes usos. No dia 19, quarta-feira, o museu oferece oficina virtual de criação de lanternas divertidas. E, no dia seguinte, promove debate sobre o livro O Tiradentes, com o autor, o jornalista Lucas Figueiredo, detentor de três prêmios Esso, dois Vladimir Herzog, um Jabuti, entre outros. Ele produziu uma biografia de Joaquim José da Silva Xavier, personagem central da Inconfidência Mineira. Figueiredo foi repórter da Folha de S.Paulo, colaborador da rádio BBC de Londres e atuou como pesquisador da Comissão Nacional da Verdade.

O debate é realizado em conjunto pelo Campus, o Projeto República, o Centro de Estudos Mineiros, o Grupo Cultura e Educação nos Impérios Ibéricos e o Centro de Pesquisa em História da Educação. Representando cada grupo, estarão presentes a historiadora e cientista política Heloísa Starling, professora do Departamento de História da UFMG, os professores José Newton Meneses, da UFMG, e Álvaro Antunes, da Ufop, ambos da área de história, e Thaís Fonseca, docente da Faculdade de Educação da UFMG. A transmissão terá início às 13h, pelo canal no canal do Campus Cultural de Tiradentes no YouTube, e não é necessária inscrição prévia.

Para fechar a programação, o Museu Casa Padre Toledo lança em seu site uma visita virtual a todas as salas da Casa, aos acervos em exposição e aos conteúdos expositivos que foram desenvolvidos por pesquisadores da UFMG e outras instituições.

17 de maio (segunda) - Linha do tempo MCPT
Lançamento do vídeo que traça a história e os usos da casa onde hoje está instalado o Museu Casa Padre Toledo. No perfil do Museu no Instagram.

19 de maio (quarta) - Oficina Lanternas divertidas
Ministrada por Nayara Faria, a oficina, que vai ao ar no IGTV do Museu Casa Padre Toledo, propõe a criação de lanternas de diferentes formas e tamanhos.

20 de maio (quinta) - Debate sobre o livro O Tiradentes
Debate sobre a biografia de Joaquim José da Silva Xavier, com a presença do autor, Lucas Figueiredo, e convidados. A partir das 13h, no canal do Campus Cultural UFMG em Tiradentes no YouTube.

21 de maio (sexta) - Visita virtual ao Museu Casa Padre Toledo
Lançamento no site do Campus Cultural UFMG em Tiradentes

Descrição Imagem
Sala 'Cotidiano religioso' do Museu Casa de Padre Toledo: visita virtual Reprodução de vídeo