Evento acadêmico

Centro Cultural tem aulas abertas sobre bem-estar, arte e cultura em suas redes sociais

Ver cartaz do evento >

O Centro Cultural UFMG, em virtude da interrupção das atividades culturais em seu espaço físico devido à pandemia provocada pelo coronavírus, lançou o projeto Aulas abertas, com o objetivo de debater temas pertinentes ao atual contexto, por meio de vídeos relacionados ao bem-estar, à arte e à cultura. A cada semana, durante os meses de junho e julho de 2020, será publicada nova aula, sempre às quartas-feiras, no Facebook, Instagram, YouTube e site.

O projeto foi elaborado para oferecer um espaço de compartilhamento de ideias, conceitos e experiências, buscando a construção do conhecimento reflexivo e crítico pelo público, que terá acesso às ideias de professores, pesquisadores e artistas convidados, com discussões contextualizadas pelo olhar científico e humano. As aulas terão tradução em Libras por intérpretes do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI). 

Neste vídeo, o diretor do Centro Cultural, Fabrício Fernandinho, fala sobre o projeto:

Veja a programação:

17.06 – Cultura e Saúde
Com João Baptista Magro Filho, primeiro diretor do Centro Cultural UFMG (1989-1990), médico psicanalista, professor do Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina da UFMG. A aula já está disponível neste link.

24.06 – Arte, cultura e subjetividade: diálogos sobre saúde mental 
Com Teresa Cristina da Silva Kurimoto, enfermeira, psicóloga, professora adjunta da Escola de Enfermagem da UFMG, pesquisadora da área de saúde mental e saúde pública e integrante da Comissão Permanente de Saúde Mental da UFMG.

01.07 – O novo norma
Com João Gabriel Marques Fonseca, músico e médico, professor da Escola de Música da UFMG. Professor aposentado da Faculdade de Medicina da UFMG.

08.07 – Culturas e Saúdes 
Com Cristiane Miryam Drumond de Brito, professora associada do Departamento de Terapia Ocupacional da UFMG e dos programas de pós-graduação em Estudos Interdisciplinares do Lazer e Estudos da Ocupação.

(Com Assessoria de Comunicação do Centro Cultural)