Cursos

Inscrições abertas para curso a distância de introdução à computação para bioinformática

O curso de extensão a distância de Introdução à computação para bioinformática do Departamento de Ciência da Computação da UFMG recebe inscrições até 14 de abril de 2020. As aulas serão gravadas de 15 de abril a 15 de junho, porém algumas sessões ocorrerão ao vivo por videoconferências em datas a serem marcadas com a turma.

O conteúdo é parte do programa que um estudante de ciência da computação e cursos afins aprendem em seu ciclo básico em disciplinas de algoritmos e estruturas de dados e análise de algoritmos. São quatro módulos que iniciam conceitos e definições básicas, introduzem e exercitam a lógica de programação por meio do ensino e prática na linguagem Perl, bastante utilizada em bioinformática.

As aulas se aprofundam com a apresentação de técnicas de análise da complexidade de algoritmos ilustradas com exemplos práticos e culminam com a exposição de algoritmos clássicos em bioinformática, particularmente, algoritmos para alinhamento de sequências biológicas.

O estudante precisa se dedicar aproximadamente 40 horas ao curso, o que inclui acompanhar as aulas, ler o material e resolver os exercícios propostos. Todo o material de apoio ao curso será fornecido em formato digital. Participantes receberão certificado.

Descrição Imagem
Algoritmos para alinhamento de sequências biológicas serão abordados no curso universoracionalista.org