Evento acadêmico

Dia Internacional da Matemática na UFMG

De 9 a 12 de março, o Museu da Matemática UFMG vai comemorar o Dia Internacional da Matemática. Durante a semana, o espaço vai promover encontro virtual com o tema A matemática para um mundo melhor. O evento pretende mostrar o papel essencial que essa área do conhecimento desempenha em diversos campos do saber, como educação, arte, jogos e os avanços científicos e tecnológicos.

O Dia Internacional da Matemática é uma iniciativa da International Mathematical Union (IMU). Todos os anos, no dia 14 de março, os países são convidados a participar de atividades destinadas a alunos e público em geral em escolas, museus, bibliotecas e outros espaços. O Dia Internacional da Matemática foi proclamado pela Unesco em novembro de 2019. A data escolhida é chamada em muitos lugares de Dia do Pi, constante de aproximadamente 3,14, uma vez que alguns países escrevem a data como 3/14.

Para marcar a data, o Instituto de Ciências Exatas da UFMG já realizou eventos como o Festival de Matemática, que tem o objetivo de divulgar e estimular uma visão positiva da área. A quarta e última edição do projeto reuniu mais de três mil estudantes de escolas de Belo Horizonte e de outras cidades mineiras, como Betim e João Monlevade.

O Museu da Matemática UFMG, inaugurado em maio de 2019 no ICEx, também busca promover a aproximação de estudantes a partir do 6° ano com essa ciência por meio de atividades lúdicas e interativas e capacitar professores com materiais didáticos elaborados na Universidade.

Neste ano, a programação da UFMG será cumprida virtualmente. O meio de acesso para cada atividade está indicado abaixo.

9 de março – 17h
Origamática: shipando origami com matemática. Liliane Rezende, Anita Lima Pimenta e Glesiane C. A. Viana (Uemg)

10 de março – 11h
Uma dobra em uma folha de papel. Michel Spira (UFMG)