Evento cultural

Exposição no Centro Cultural 'revela' marcas da extração mineral

A exposição individual Grafias do tempo, da artista mineira Vânia Barbosa, aberta à visitação no dia 22 de dezembro de 2023, no Centro Cultural UFMG, reúne fotografias, objetos, instalações, vídeos e performances que enfatizam as marcas deixadas pela terra vermelha em decorrência da extração mineral. A curadoria é de Cristiana Tejo.

Durante a inauguração, houve uma apresentação da Banda Lira Santa Cecília, com regência do maestro Fernando Stringhetta, e foi servida uma sopa de pedra pelo chef Américo Piacenza. As obras poderão ser vistas até 4 de fevereiro de 2024. A entrada é gratuita, e a classificação etária, livre.

'Grafias do tempo'
Em março de 2023, Vânia Barbosa apresentou um recorte de seu trabalho na Galeria de Arte do BDMG Cultural, na mostra Impregnação. Como está dito no material de divulgação da exposição, "a produção manifestava a poeira. As obras também demonstravam a poeirada visível, que sufoca quando levantada pela passagem de um caminhão". Para encerrar o ano, a artista exibe grande parte desse trabalho em Grafias do tempo.

"Mostro como é difícil olhar para aquilo que não queremos ver. Mostro como o tempo deixa sua marca. O trem que passa vazio e carregado, levando nossas montanhas moídas e muito mais", diz Vânia. Segundo a curadora Cristiana Tejo, a artista "tem aferido a repercussão da extração mineral em expedições poéticas no entorno do seu ateliê, no Jardim Canadá, em Nova Lima, tornando visível em seu corpo o que aparentemente está invisível para além dos muros das mineradoras".

Iniciado em março de 2021, o projeto Grafias do tempo visa tornar visível os impactos da mineração presenciadas no bairro de Vânia. Durante todo o mês de janeiro, serão agendadas atividades abertas ao público, como rodas de conversa, performances e apresentações, com a participação de vários artistas. A programação completa será publicada no perfil da artista no Instagram.

Trajetória
Natural de Pequi, Minas Gerais, Vânia Barbosa vive e trabalha em Belo Horizonte. É graduada em artes visuais pela Escola Guignard, da Universidade do Estado de Minas Gerais, e participou de exposições no Espaço Cultural dos Correios, no Museu de Arte Murilo Mendes, na Intervenção na Praça Sete, no Palácio das Artes, na sede da Funarte no Rio de Janeiro, no Itaú Galeria de Vitória, no Museu Histórico Abílio Barreto, na Einblicke in Brasilien, na Alemanha, no Museu de Arte de Brasília, no Museu de Arte Contemporânea de São Paulo, entre outros espaços. Vânia foi premiada no Salão Paulista e no Salão da Pampulha.

Descrição Imagem
Artista Vânia Barbosa mostra o trem que passa levando montanhas moídas e muito mais Foto: Geyse Helena

Exposição Grafias do tempode Vânia Barbosa
Abertura: 22 de dezembro de 2023, às 19h