Evento cultural

Exposição virtual comemora os 70 anos da ECI

Em 1º de março do ano passado, a Escola de Ciência da Informação da UFMG completou 70 anos, juntamente com o seu curso de Biblioteconomia. A Unidade também abriga o curso de Arquivologia, com 11 anos de existência, e o de Museologia, que completou sua primeira década. Por causa da pandemia do novo coronavírus, as celebrações presenciais foram suspensas, mas essa história está sendo relembrada por meio de documentos, fotos e textos que compõem a exposição virtual colaborativa hospedada na plataforma digital Tainacan.

O projeto celebra a história da ECI e seus alunos e ex-alunos, professores, servidores técnicos-administrativos e todo o acervo artístico, arquivístico, cultural e histórico reunido ao longo do tempo. A mostra deu origem a um repositório de memórias e a um ambiente de compartilhamento de experiências e sentimentos de afeto relacionados à ECI.

Entre os materiais expostos, há uma galeria de fotos das instalações da Escola, dos jardins e da biblioteca. Essa galeria também conta com imagens das ações do Carro-biblioteca, um dos mais antigos projetos de extensão da UFMG, com fotos da visitação técnica dos alunos do curso de Museologia ao Museu das Minas e do Metal, com painéis e vitrines de exposições, como da Cidade Palimpséstica, além de imagens que documentam projetos desenvolvidos por estudantes.

A exposição também se propõe a servir de base para o desenvolvimento de atividades curriculares, como as previstas na disciplina sobre a história do livro e da Biblioteconomia vinculada ao Programa de Pós-graduação em Gestão da Ciência da Informação.

Em construção
Mesmo com diversos materiais já expostos, o projeto continua recebendo conteúdos que inclusive farão parte da elaboração da Mostra de Profissões dos cursos sediados na Unidade e pretende promover espaços de interação de pessoas que guardam memórias e experiências das atividades acadêmicas e das dependências físicas da ECI.

Neste mês, estão programadas atividades educativas complementares referentes às comemorações dos 70 anos no espaço virtual, desafios, hashtags e compartilhamentos de fotos por pessoas que fazem ou fizeram parte da história da Escola. As atividades poderão ser acompanhadas no Instagram da ECI.

A história
A trajetória da Escola de Ciência da Informação teve início com a criação do curso de Biblioteconomia, em janeiro de 1950, por meio de convênio firmado entre a Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais e o Instituto Nacional do Livro (INL).

O curso começou a funcionar no prédio do Instituto de Educação, na região central de Belo Horizonte. Antes de se instalar definitivamente em sua sede no campus Pampulha, nos anos 1990, o curso passou pela Associação Médica de Minas Gerais, no Edifício Acaiaca, pela Rua Carangola, no bairro Santo Antônio, e pelo prédio da Reitoria da UFMG. Sua sede também abriga as atividades dos cursos de Arquivologia e Museologia, que foram criados na primeira década deste século, no âmbito do Programa Reuni.

Descrição Imagem
Pátio interno e jardim da Escola de Ciência da Informação da UFMG Foca Lisboa