Evento cultural

Estudantes promovem festival para fortalecer cultura e presença asiáticas na UFMG

Comidas típicas, oficinas de origami e shogi, massoterapia, apresentações culturais como shamisen e odori e rodas de conversa sobre questões raciais e de identidade são algumas das atividades da programação do 1º Festival do Leste Asiático da UFMG, que ocorrerá na próxima segunda-feira, 9 de outubro de 2023, das 11h às 21h, na Praça de Serviços do campus Pampulha.

Aberto à comunidade, o evento tem entrada gratuita, e as inscrições prévias são solicitadas apenas às pessoas que quiserem certificado de participação nas rodas de conversa, que têm o objetivo de promover reflexão sobre os seguintes temas: Xenofobia, racismo e reflexos pós-covid-19 (12h às 13h) e Amarelos como minoria modelo: privilégios e consequências (17h às 18h).

O coordenador do Festival e da Associação Asiática da UFMG (AAUFMG), o estudante do 7º período de Medicina Hilton Naoto Ito, o Hiru, conta que a iniciativa do evento partiu da necessidade de se mobilizar a comunidade acadêmica para ampliar seu conhecimento sobre a cultura e a identidade asiática, representada na UFMG por 67 estudantes, membros da Associação.

“Assim que vimos a chamada da Prae [Pró-reitoria de Assuntos  Estudantis] de apoio a projetos de permanência de estudantes, a Associação teve interesse em participar, como oportunidade para propagar a nossa cultura e a reflexão sobre a questão da identidade racial”, contou.

Acolhimento e permanência
A associação, ainda não institucionalizada, surgiu em plena pandemia, como “necessidade de acolhimento e promoção da permanência dos estudantes asiáticos na UFMG", explica Hiru. “Quando as aulas retornaram ao modo presencial, percebemos um distanciamento da população belo-horizontina, principalmente em relação à identidade dos estudantes asiáticos. A gente ouvia piadinhas e algumas coisas desagradáveis. Então, vimos muito estudante que passava pela UFMG, mas queria sair.”

“A associação foi importante para acolher esse pessoal, promover atividades culturais conjuntas e refletir sobre essas questões. Foi assim que formamos a associação, não institucional, mas um grupo de amigos que se fortaleceu e viu na chamada da Prae a oportunidade de propor um projeto como esse. E nossa expectativa é de que seja bem divertido e agradável para a comunidade da UFMG”, afirmou.

Para a diretora de Políticas de Apoio a Projetos de Estudantes, Erica Dumont, os projetos protagonizados pelos discentes, fomentados e acompanhados pela Pró-reitoria, "são muito especiais e importantes, porque ajudam a Universidade a refletir sobre a permanência simbólica e material de seus estudantes, tornando-se cada vez mais inclusiva e aberta a todas as diversidades de coletivos”.

Em relação à primeira edição do Festival do Leste Asiático, Erica Dumont afirma que o projeto proporciona discussões novas. "Os estudantes asiáticos são um grupo minoritário com padrão de excelência, e isso implica questões que reverberam sobre a sua saúde mental, além de estigmas relacionados à violência de gênero e a necessidade da vivência de suas práticas culturais em outros territórios, como na UFMG", afirma a diretora.

A programação está publicada no site da Diretoria de Relações Internacionais (DRI), que também participa do Festival, e nas redes sociais do projeto (@festivallesteasiatico).

(Teresa Sanches)

Descrição Imagem