Evento acadêmico

Em versão on-line, projeto Filosofia na Praça aborda o 'medo das ciências'

O projeto de extensão Filosofia na Praça, promovido pelo Departamento de Filosofia da UFMG, recebe inscrições para todos os módulos do curso deste primeiro semestre, que terá como tema Quem tem medo das ciências?. Os interessados em cursar módulos isolados podem se inscrever em prazos diferentes. O primeiro módulo, Cosmologias filosóficas e suas apropriações poéticas, começa no dia 8 de julho. As inscrições podem ser feitas até 6 de julho.

As discussões, de caráter transdisciplinar, serão sobre as relações entre filosofia, arte e ciências humanas e exatas. Elas terão como fios condutores os conceitos de verdade, conhecimento, argumentação e justificação à luz de autores clássicos como Aristóteles, Galileu, Dante, Brecht, Kant, Popper e Quine.

A formação é destinada a pessoas que tenham interesse em saber como a filosofia está ligada a outras áreas, em especial a ciência, e a razão dos filósofos se envolverem com temas diversos. “No Brasil, debate-se muito o que é conhecimento científico, mas há confusão de ideias. Muitas vezes, as pessoas se negam a debater o assunto. As aulas mostrarão equívocos e vão oferecer explicações sobre o conhecimento científico”, explica a organizadora do evento, professora Maria Cecília de Miranda Coelho.

O curso será realizado de 8 de julho a 14 de outubro de 2020, na plataforma Webex. Todos os alunos receberão antecipadamente um link, que os encaminhará para a sala de aula. As inscrições para cada módulo ou para o curso completo podem ser feitas no site da Fundep. Todos os professores são do Departamento de Filosofia da Universidade.

Eis os módulos

Módulo 1  Cosmologias filosóficas e suas apropriações poéticas
Professores: Fernando Rey Puente e Maria Cecília de Miranda Coelho
Inscrições: até 6 de julho
Datas: 8, 15, 22 e 29 de julho
Ementa:
Parte 1: Ideias físicas e cosmológicas de Aristóteles e sua apropriação poética por Dante, na Divina comédia.
Parte 2: Revolução copernicana-galileana e sua recepção no século 20, na peça Galileu Galilei, de Bertold Brecht.

Módulo 2 – Ciência, crítica e esclarecimento
Professor: Eduardo Soares
Inscrições: até 3 de agosto
Datas: 5, 12, 19 e 26 de agosto
Ementa: apresenta as relações entre ciência e medo com base na posição original do problema por Kant, para quem a crítica aparece como modo de esclarecimento. As reposições contemporâneas do problema são igualmente focadas na tarefa da crítica.

Módulo 3 – Aspectos da Revolução Científica
Professor: Túlio Xavier
Inscrições: até 30 de agosto
Datas: 2, 9, 16 e 23 de setembro
Ementa: apresenta os principais episódios históricos da Revolução Científica, acentuando seus aspectos metodológicos e ontológicos. Ao final, serão discutidos critérios de cientificidade mais relevantes para o debate contemporâneo sobre ciência.

Módulo 4 – Uma lógica da desinformação
Professor: Abílio Rodrigues
Inscrições: até 28 de setembro
Datas: 30 de setembro, 7, 9 e 14 de outubro
Ementa: em diversas situações, o usuário tem de lidar com informações contraditórias como as obtidas nas redes sociais e aplicativos de mensagens, que tanto podem ser verdadeiras quanto falsas; podem não ter justificativa alguma ou apenas uma pseudojustificação – e nada garante que até mesmo a fonte dessas informações acredite nelas. Uma lógica adequada a esses contextos contraditórios não é a clássica, mas, sim, uma lógica capaz de lidar também com uma noção de informação que inclua desinformação, a informação falsa divulgada com o propósito de causar dano.

Questões contemporâneas
A cada semestre, a programação do Filosofia na Praça visa ao debate sobre questões relevantes da cultura contemporânea, como conhecimento e arte, éticas filosóficas, teorias da ciência, mito e filosofia, antropologia filosófica, teorias da ação, o espaço urbano como desafio à reflexão filosófica.

O nome do projeto, criado em 2013, foi inspirado na prática do filósofo grego Sócrates, que dialogava com toda e qualquer pessoa nos espaços públicos de Atenas e dedicou a vida ao exame de conceitos, valores e crenças vinculados a todos os aspectos do conhecimento humano. A praça (ágora, em grego) era um espaço aberto, no centro da cidade, ocupado por toda a população, para as mais diversas atividades.

Os temas abordados em 2019 foram Verdade e pós-verdade: considerações filosóficas, e Ética e estética: do texto à tela.

Descrição Imagem
Galileu Galilei, em retrato de 1636 de autoria de Justus Sustermans: filósofo natural, que será abordado no primeiro módulo, incentivou a criação de várias outras ciências Wikipedia / Domínio Público