Cursos

Fale oferece cursos on-line gratuitos nas áreas de fonologia, estudos literários e sintaxe

A área de apoio pedagógico do curso de Letras da UFMG está oferecendo aulas on-line gratuitas e abertas em três modalidades: Fonética e fonologiaIntrodução aos estudos literários e teorias da narrativa Sintaxe na perspectiva da gramática tradicional. A participação se dará pelo YouTube ou pelo Google Classroom. Os participantes receberão certificados.

Fonética e fonologia
O curso oferece uma introdução à fonética articulatória: aparelho fonador, fonação, classificação articulatória das consoantes, classificação articulatória das vogais e ditongos e transcrição fonética. Na parte de fonologia, serão abordados os procedimentos da análise fonêmica, fonemas e alofones e arquifonemas.

As oito aulas são postadas semanalmente no YouTube e, após cada uma, os alunos devem realizar os exercícios disponibilizados no Google Classroom. As atividades devem ser enviadas semanalmente pelo Google Forms dentro do prazo para garantir os créditos.

Introdução aos estudos literários e teorias da narrativa
Os textos escolhidos para a discussão de cada um dos vídeos privilegiam as questões abordadas pelos cursos introdutórios da Faculdade de Letras da UFMG, embora temas vindos de áreas afins também possam ser tratados, a depender da demanda do público. O material está disponibilizado em PDF numa pasta do Google Drive. Os vídeos serão produzidos semanalmente e, uma vez disponibilizados de forma aberta e gratuita no YouTube, terão seus links de acesso divulgados tanto por e-mail quanto pelo site do apoio pedagógico. Cada vídeo terá cerca de 40 a 50 minutos.

A participação nas dez aulas será conferida com base em comentários deixados pelos alunos nos próprios vídeos. Todos os estudantes que fizerem um comentário pertinente ao conteúdo do vídeo e das leituras, de no mínimo oito linhas, em pelo menos oito dos vídeos, receberá o certificado de participação.

Sintaxe na perspectiva da gramática tradicional
O curso aborda a classificação dos termos da oração, as noções de regência, crase, concordância, colocação pronominal e de período composto, com o objetivo de dar suporte aos estudantes de letras, principalmente os que ingressaram na Universidade recentemente.

As aulas serão oferecidas por meio da plataforma do Google Classroom em oito encontros quinzenais. Para garantir a sua frequência, o estudante deve assistir aos vídeos das aulas e realizar a atividade prática.

Conheça as ementas e cronogramas dos três cursos. Há limite de vagas.

O Projeto de Apoio Pedagógico da Faculdade de Letras da UFMG oferece suporte acadêmico aos alunos ingressantes no curso de Letras.