Evento acadêmico

Quinta, às 19h: Obra da professora emérita Eliane Marta Lopes, da FaE, é tema de mesa de debate

A próxima edição do programa Bibliografia viva, iniciativa de grupos da UFMG e da Ufop, vai tratar de história da educação e psicanálise na obra da professora emérita da UFMG Eliane Marta Santos T. Lopes. O encontro será na próxima quinta-feira, 26, às 19h, no canal da Faculdade de Educação no YouTube.

Uma mesa de debates vai reunir as docentes Ana Maria Galvão (UFMG), Carlota Boto (USP) e Margareth Diniz (Ufop), com mediação dos professores Luciano Mendes (UFMG) e Marcus V. Fonseca (Ufop). Seguindo o modelo proposto pelo programa, Eliane Marta não estará junto com os convidados, mas poderá acompanhar a homenagem com outros participantes.

Eliane cursou na UFMG a graduação em Pedagogia e o mestrado em Educação. O doutorado em Filosofia da Educação foi realizado na PUC-SP, e a professora fez estudos de pós-doutorado na Escola de Estudos Superiores em Ciências Sociais, em Paris. De novo na França, fez estágio científico no laboratório de Serviços de História da Educação do Instituto Nacional de Pesquisa Educacional.

A pesquisadora foi chefe do Departamento de Ciências Aplicadas à Educação da FaE-UFMG por duas gestões, nas décadas de 1980 e 1990.  Atuou também na coordenação do Programa de Pós-graduação em Educação e foi consultora do CNPq. Eliane Marta contribui com o conselho editorial de diversos periódicos científicos, como a Revista de Estudos da Clínica, da USP, e a Revista Brasileira de Educação Brasileira, da Anped.

Eliane esteve recentemente na Ufop como professora visitante, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação. Ela foi uma das pioneiras no debate sobre a história da educação das mulheres e as temáticas referentes às relações de gênero e à feminização do magistério no país. Sua carreira acadêmico-profissional é marcada pela produção de livros e outras publicações sobre psicanálise e história, religião e história da formação de professores.

Bibliografia viva é iniciativa do Grupo de Pesquisa Geraes, da Ufop, do projeto Pensar a Educação Pensar o Brasil (PEPB) – 1822-2022 e das equipes do Audiovisual e do Portal de Livros Abertos da FaE-UFMG. O Pensar a Educação é um programa institucional que conta com a parceria da Ufop, entre outros colaboradores. O programa já homenageou Maria Alice Nogueira, Petronilha Beatriz Gonçalvez e Silva e Janete M. Lins de Azevedo. Essas edições estão disponíveis no YouTube.

Descrição Imagem
Eliane Marta: história da educação e psicanálise são focos do programa ufu.br