Evento cultural

MetropoliTRAMAS: visitas guiadas movimentam Espaço do Conhecimento em janeiro

Os dias 7 e 21 de janeiro de 2024, domingos, estão reservados para visitas mediadas gratuitas à exposição MetropoliTRAMAS, no Espaço do Conhecimento. As visitas ocorrerão às 15h, e os ingressos devem ser retirados, no local, duas horas antes.

Segundo os curadores, a exposição traz à tona um "movimento de descentralização que considera a pluralidade natural, social e cultural dos 34 municípios que compõem a RMBH".

De acordo com a diretora do Espaço do Conhecimento, professora Sibelle Diniz, a exposição também se propõe a gerar nos visitantes um sentimento de pertencimento e identificação com o território metropolitano.

A assessora Dânia Lima, do Núcleo de Expografia, acredita que os visitantes "se sentirão representados pelas belezas e encantos de lugares que fazem parte de suas memórias afetivas" e também vão se identificar com "as dificuldades enfrentadas para acesso a serviços básicos e as ações coletivas que buscam melhorias para a RMBH", retratadas nas tramas da exposição.

A atividade é destinada a todos os públicos.

A mostra celebra os 50 anos da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), instituída em 1973 por lei complementar 14. Apesar de abordar temas complexos, a exposição é composta por instalações lúdicas, nas quais os visitantes podem contribuir com seus conhecimentos, reflexões e expectativas sobre a RMBH.

Aprendizado e lazer
As visitas medidas à exposição MetropoliTRAMAS estão entre as atrações da programação de férias do Espaço do Conhecimento em 2024. As atividades têm o objetivo de promover experiências de aprendizagem e lazer para todos os públicos.

A maioria das atrações, gratuitas, será ofertada até 31 janeiro, sempre de terça a domingo, a partir das 15h. Os ingressos são emitidos duas horas antes das atividades.

Diversificada, a programação do Espaço do Conhecimento inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço integra a Pró-reitoria de Cultura (Procult) da Universidade e conta com o apoio da Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade (FRMFA) e da Fundação de Apoio da UFMG (Fundep) no desenvolvimento de seus projetos. É amparado pelas leis Federal, Estadual e Municipal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH e da Cemig.

Descrição Imagem
A exposição está aberta aos visitantes desde o início do mês passado Foto: Ana Carolyna Gonçalves

5 a 21 de janeiro de 2024

Espaço do Conhecimento