Evento acadêmico

Palestra on-line sobre retórica e oratória gregas reúne egressos da pós em Filosofia da UFMG

Ver cartaz do evento >

A segunda sessão do Ciclo de palestras sobre retórica e oratória gregas, on-line na próxima sexta, 2 de junho, ficará a cargo de dois egressos do Programa de Pós-graduação em Filosofia da UFMG. Anna Christina Silva, pesquisadora da Universidade dos Açores (Portugal), vai abordar os diálogos entre gêneros discursivos e as maneiras trágicas de argumentar em Ésquilo e Antifonte, e Fábio Fortes, da Universidade Federal de Juiz de Fora, vai falar sobre o discurso de Lísias no Fedro de Platão. As palestras serão das 9h30 às 11h30.

Os temas do ciclo abarcam autores dos séculos 5 e 4 a.C., mas também a pervivência dos temas tratados por eles na atualidade, nos campos da filosofia, do direito e da política.

Na primeira palestra, o ponto de partida para a análise de alguns discursos de Antifonte será a lei de Dracon sobre homicídio e os delitos do oikos versus as práticas sociais e as normas ideais da pólis. Nesse contexto, serão abordados os diálogos entre os gêneros discursivos: o discurso jurídico, o discurso poético, o discurso filosófico. Para concluir, Anna Christina Silva vai mostrar pontos de contato entre as obras de Ésquilo e Antifonte.

Na segunda palestra, Fábio Fortes vai discutir a construção literária e o papel filosófico do discurso atribuído a Lísias no diálogo Fedro, de Platão. Serão levados em conta os argumentos, sua elaboração retórica e sua relevância para os temas centrais do Fedro, bem como o papel que Lísias opera no diálogo.

Os pesquisadores
Anna Silva é graduada, mestre e doutora em Filosofia pela UFMG, sob orientação de Marcelo Marques, e fez estágio de doutorado na Universidade de Coimbra, com Delfim Leão. Nos estudos de pós-doutorado, desenvolveu o projeto Travessias da memória transatlântica, no Centro de Estudos Humanísticos da Universidade dos Açores, do qual é investigadora permanente. Atualmente, faz novo estágio de pós-doutorado, na pós-graduação em Filosofia da UFMG. Publicou A epopeia da retórica e a voz do palco na obra de Antifonte de Atenas e Refuta-me ou devoro-te: A arte da contradição nas origens do direito e da retórica, ambas pela editora Letras Lavadas.

Fabio Fortes é professor de grego e latim do Departamento de Letras Clássicas da UFJF, doutor em Filosofia pela UFMG e em Linguística pela Unicamp. É docente permanente dos programas de pós em Linguística e em Filosofia da UFJF. Seus principais temas de pesquisa são história e epistemologia das ciências da linguagem, com foco nos gramáticos gregos e latinos, e filosofia antiga, com interesse especial em Platão.

O ciclo de palestras está vinculado à disciplina Persuasão em ação: o cânon dos 10 oradores áticos e a demarcação entre filosofia e retórica em Platão, oferecida no Departamento de Filosofia da UFMG pela professora Maria Cecília de Miranda Nogueira Coelho. A atividade é direcionada sobretudo aos alunos do curso, mas aberta também a outros interessados em retórica e áreas afins.

Inscrições para participar (e receber certificado) devem ser feitas até sexta, 2 de junho, às 7 da manhã, por meio de formulário específico.

Descrição Imagem
Escultura 'Hekatompedon. Horses', no The Acropolis Museum (Grécia): detalhe da obra ilustra edições do 'Fedro' Imagem: Domínio público

31 de maio a 2 de junho de 2023

On-line