Evento acadêmico

‘Pensar ao vivo’ desta quarta debate o Fundeb

Um dos principais instrumentos de financiamento da educação pública do Brasil, o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) vence no dia 31 de dezembro deste ano e terá de ser renovado pelo Congresso Nacional. Trata-se de uma verba pública distribuída a estados e municípios para gestão e manutenção da Educação Básica. O debate acerca dessa renovação refere-se o aumento do repasse federal (que hoje soma apenas 10% do fundo) e os seus critérios de distribuição.

O mecanismo, cuja renovação foi aprovada, nesta terça-feira, 21, na Câmara dos Deputados, é tema da edição do Pensar ao vivo desta quarta-feira, 22 de julho de 2020, a partir das 17h. O evento recebe Catarina Santos, professora da  UnB e Coordenadora do Comitê-DF da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Beatriz Luce, professora e pesquisadora da UFRGS, Aurivio Veiga, presidente do Conselho Estadual do Fundeb em Minas, e Maria do Carmo Sousa, diretora da Escola Municipal Caio Líbano Soares e integrante do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundep em Belo Horizonte.

Os anfitriões do bate-papo são os professores Vanessa Macêdo e Luciano Mendes de Faria Filho, que participam da coordenação do projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil. 

A live Fundeb em debate começa às 17h e será transmitida pelo canal do Projeto Pensar a Educação Pensar o Brasil do YouTube. Os participantes poderão requerer certificado.

Descrição Imagem
Sala de aula em escola pública de Belo Horizonte Carlos Alberto / Imprensa MG