Evento acadêmico

Perspectiva decolonial marca simpósio de psicanálise e educação, que será realizado em abril

Nos dias 18 e 19 de abril de 2024, a UFMG sediará o 4º Simpósio de Psicanálise e Educação de Minas Gerais. O evento será realizado na Faculdade de Educação (FaE) da UFMG. Para participar, é necessário fazer inscrição pelo site da Even3 até 10 de abril. A taxa é de R$ 55 para estudantes de graduação e pós-graduação e R$ 110 para profissionais.

Com o tema Decolonialidade e diferenças na cultura, a programação do evento prevê a realização de  interlocuções sobre o inconsciente decolonial na cultura e na educação e sobre a interface sujeito, diferença e decolonialidade. Participarão convidados que têm produzido contribuições relevantes para o aprofundamento da temática.

O simpósio é organizado pelo Laboratório de Estudos e Pesquisas Psicanalíticas e Educacionais sobre a Infância Minas (Lepsi Minas) e tem apoio dos programas Ações Afirmativas, de Pós-graduação em Educação da FaE e da Fapemig. Sua finalidade é promover um espaço de interlocução e aprofundamento teórico que envolva profissionais atuantes no campo da educação escolar e não escolar, na clínica, na socioeducação e no trabalho social, assim como em suas múltiplas interfaces, de modo a contribuir para um aprimoramento das práticas, alinhadas à democracia e aos direitos humanos.

Entre temas de palestras estão Hibridez, decolonialidade e psicanálise, O inconsciente decolonial na cultura: quais implicações para a educação?, Sujeito, diferença e decolonialidade: quais interrogações para a educação? e Metapsicologia racial

Resumo expandido
Serão aceitas, até 22 de março, inscrições para apresentação de trabalhos no formato de resumo expandido, segundos dois eixos temáticos: 1) Psicanálise, educação e decolonialidade: (de)colonialidade e educação;  implicações do conceito de decolonialidade para as práticas no campo da educação, arte e suas interfaces; inconsciente decolonial e práticas institucionais; 2) Sujeito e diferenças na cultura: docência e diferença; a psicanálise na cidade: movimentos sociais e identitários, racismo, LGBTQIAPN+fobia, feminicídio, exclusão de pessoas com deficiência e socialmente marginalizadas. Socioeducação, laço social e decolonialidade.

Também haverá sessão de lançamento de livros e intervenção artística. O envio de propostas para o lançamento deverá ser feito até 15 de março, pelo email inscricaoivsimposiobh@gmail.com.

4º Simpósio de Psicanálise e Educação de Minas Gerais
Data: 18 e 19 de abril de 2024
Local: Faculdade de Educação da UFMG (campus Pampulha)
Investimento: de R$ 55 a R$ 110