Evento acadêmico

Pós em Arquitetura e Urbanismo comemora nota máxima na Capes com lançamento de livros

Em comemoração à conquista da nota máxima, 7, na recente avaliação quadrienal da Capes, o Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo (NPGAU) lança, nesta segunda-feira, 24 de outubro de 2022, às 19h, os livros da Coleção NPGAU e a chamada para propostas relacionadas ao próximo colóquio do programa. O evento será realizado no auditório da Escola de Arquitetura, localizada na rua Paraíba, 697, bairro Savassi, em Belo Horizonte.

O selo NPGAU publica livros autorais e coletâneas escolhidos por meio de chamada anual. Seu conselho editorial seleciona os títulos que melhor expressam a diversidade teórica, crítica e temática da produção da pós-graduação. Todas as publicações estão reunidas no site do programa.

Ana Paula Baltazar e Renata Marquez coordenam a coleção, e Altamiro Sérgio Mol Bessa é responsável pelo apoio editorial. Estudantes do programa são contratados para os trabalhos de revisão, projeto gráfico e diagramação. Cada título tem tiragem mínima de 300 exemplares, prioritariamente distribuídos, de forma gratuita, para bibliotecas de programas de pós-graduação do país.

Até setembro deste ano, foram publicados oito livros pelo selo NPGAU [veja a relação completa no fim deste texto], com financiamento da Capes e da Fapemig.

Um das obras, Arquitetura da Carpe, aborda história e arquitetura da instituição pública que mais projetou e construiu escolas em Minas Gerais, a Comissão de Construção, Ampliação, Reparo e Conservação dos Prédios Escolares (Carpe). Os mundos entre nós: cinema e produção do espaço, por sua vez, trata das imagens filmadas de aldeias, militância por direito à moradia, rituais no pátio do quilombo, vida nas ruas da cidade e relações com os espíritos da mata como formas compartilhadas de pensar e de se engajar no espaço.

Primeiro e único no Brasil
O NPGAU, criado em 1994 como Núcleo de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Escola de Arquitetura da UFMG, é o primeiro e único programa da área a obter a nota máxima no país. Para a professora Raquel Garcia Gonçalves, coordenadora do Programa, esse resultado é "fruto do trabalho coletivo de professores, alunos, egressos e secretaria, com suporte da infraestrutura da Escola de Arquitetura e da UFMG".

Desde 2009, o programa desenvolve estudos avançados em Arquitetura e Urbanismo nos níveis de mestrado e doutorado. Ele recebe apoio sistemático de órgãos de fomento e tem firmado número crescente de convênios e intercâmbios institucionais, no país e no exterior.

Para além do âmbito acadêmico, a expertise técnica e científica do NPGAU desdobra-se em múltiplas atividades de assessoria técnica e consultoria para órgãos da administração pública, movimentos sociais, organizações não governamentais, empresas e outras entidades da sociedade civil. "Na avaliação da Capes, foi bastante ressaltado o viés social do programa", destaca Raquel Gonçalves.

Obras lançadas

A unidade múltipla: ensaios sobre a paisagem
O comum no horizonte da metrópole biopolítica
Arquitetura da Carpe