Político-administrativo

Quarta, às 16h: 'live' celebra 109 anos da Faculdade de Farmácia

A Faculdade de Farmácia promove nesta quarta-feira, 26 de agosto de 2020, uma live para celebrar os 109 anos de sua fundação. O encontro, inspirado no tema A palavra escrita: remédio ou veneno, terá início às 16h, no canal da Faculdade no YouTube. A live terá participação da reitora Sandra Goulart Almeida e intervenção da escritora Lucia Castello Branco, da Faculdade de Letras.

Segundo a diretora da Faculdade, Leiliane André, a live se insere na programação de encontros semanais, iniciada já durante a pandemia, sobre assuntos relacionados à covid-19, sob pontos de vista como os da epidemiologia, da biologia molecular e das análises clínicas.

Lúcia Castello Branco vai abordar o livro A farmácia de Platão, do filósofo francês Jacques Derrida. Nesse volume, Derrida retoma Fedro, obra em que Platão define a palavra escrita como pharmakon, que significa, em grego, remédio e veneno. “Decidi trabalhar com essa dupla vertente da palavra escrita. A palavra pode ser mortífera, mas também a própria cura do sujeito. Como escritora, vou defender que a palavra escrita é uma das maiores possibilidades de se trabalhar na universidade”, explica a professora da Fale.

Haverá um bate-papo ao final do encontro.

Desde 1911
A Faculdade de Farmácia foi instituída com a criação do curso de Farmácia, em 1911, quando ainda se chamava Faculdade de Odontologia e Farmácia, fundada antes da criação da UFMG.

Em 2004, com a transferência para o campus Pampulha, em área física duplicada, a Faculdade de Farmácia cresceu significativamente, consolidando a excelência no ensino, pesquisa e extensão.

Nos últimos anos, foram criados os cursos de Biomedicina e Farmácia noturno,  ampliando a oferta de vagas e a contratação de docentes e servidores técnico-administrativos. Os cursos de Farmácia e Biomedicina são estruturados com base em flexibilidade curricular, diversidade de conhecimentos e opções de percursos de formação. Os dois cursos foram reconhecidos pelo Enade com o melhor desempenho entre as universidades federais brasileiras.

Na pós-graduação, são quatro cursos stricto sensu: Ciências de Alimentos, Ciências Farmacêuticas, Medicamentos e Assistência Farmacêutica e Análises Clínicas e Toxicológicas. A diversificação dos programas eleva, de forma estratégica, a qualidade da produção e formação acadêmica, marcadas por abordagem multidisciplinar, em consonância com o cenário internacional.

Descrição Imagem
.. Foca Lisboa / UFMG