Evento acadêmico

Quinta, às 14h: evento na ECI debate ‘o papel dos algoritmos e das plataformas digitais em contextos sociopolíticos’

Ver cartaz do evento >

Nesta quinta-feira, 12 de maio de 2022, o auditóro Adriana Bogliolo, na Escola de Ciência da Informação (ECI) da UFMG, campus Pampulha, sedia o debate O papel dos algoritmos e das plataformas digitais em contextos sociopolíticos. Realizado pelo Laboratório de Culturas e Humanidades Digitais do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da UFMG, o evento, gratuito, também será transmitido pelo canal da ECI no YouTube.

A discussão, com início às 14h, vai reunir os pesquisadores da UFMG Virgílio Augusto Fernandes Almeida, professor do Departamento de Ciência da Computação (DCC), Carlos Frederico de Brito d’Andréa, docente do Departamento de Comunicação Social da Fafich, e o professor da Universidade Federal do ABC (UFABC) Sérgio Amadeu da Silveira, membro do comitê científico da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura.

Eleições
As eleições gerais de 2022 no Brasil darão o tom do evento. A expectativa é que o pleito seja marcado pelo uso intensivo de tecnologias nas campanhas eleitorais, o que já tem ocorrido tanto em âmbito nacional quanto no cenário internacional. Nesse contexto, alertam os pesquisadores, as mediações pelas plataformas digitais, especialmente pelos algoritmos, serão instrumentos de disputa, dominação e controvérsia política, o que torna fundamentais a produção e a circulação de conhecimento e informações sobre o tema no período pré-eleitoral.

Descrição Imagem
Plataformas como o Twitter assumem papel fundamental no debate eleitoral Gabriel Araújo | UFMG

O papel dos algoritmos e das plataformas digitais em contextos sociopolíticos
Data: 12 de maio de 2022