Evento acadêmico

Quinta, às 19h: Luiz Alberto Goncalves, da FaE, é homenageado em série de lives sobre educadores

A trajetória do professor e pesquisador Luiz Alberto Oliveira Gonçalves, da Faculdade de Educação (FaE) da UFMG, será tema do sétimo episódio do programa Bibliografia Viva. A live irá ao ar na próxima quinta-feira, 25 de novembro de 2021, às 19h, no canal da FaE no YouTube.

As contribuições de Luiz Alberto Gonçalves têm grande relevância no campo das políticas de ações afirmativas de acesso às universidades. Sua trajetória acadêmica é marcada pela interface da cultura negra com educação e tem sido intensa em arenas como a Associação Nacional de Pesquisa em Educação (Anped), onde debate negritude e cultura afro-brasileira. Na UFMG, foi pioneiro nas questões étnico-raciais e lutas antirracistas.

Gonçalves colabora há muitos anos com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, foi membro do Conselho de Ciência e Tecnologia da Fundação Palmares e secretário de Políticas da Igualdade Racial da Presidência da República, em 2003 e 2004.

Coordenou o Programa de Pós-graduação em Educação, na FaE, e o Mestrado e Doutorado em Educação do convênio da UFMG com a Universidade Onze de Novembro, de Angola.

Trajetória acadêmica
Nascido em Santos (SP), Luiz Alberto Oliveira Gonçalves estudou Ciências Políticas e Sociais no Instituto de Ensino Superior de São Caetano do Sul. Concluiu o mestrado em educação na UFMG, orientado pelo professor Carlos Roberto Jamil Cury. Sua dissertação, O silêncio: um ritual pedagógico a favor da discriminação racial, abriu portas para as temáticas raciais no cenário educacional brasileiro. Cursou o doutorado em Sociologia na Escola de Estudos Superiores em Ciências Sociais, onde foi orientado por Alain Touraine (1994). Fez estudos de pós-doutorado na USP.

Bibliografia Viva
A mesa virtual será conduzida pelos professores Luciano Mendes (UFMG) e Marcus V. Fonseca (Ufop), que receberão Natalino Neves da Silva (UFMG), Petronilha Beatriz G. e Silva (UFScar), Sandra de Fátima Pereira Tosta (Ufop) e Vanessa Eleutério Miranda (UFMG). O homenageado não estará presente, mas poderá acompanhar as reflexões sobre sua trajetória acadêmico-profissional no canal da FaE.

Bibliografia Viva é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa Geraes (Ufop), do Pensar a Educação Pensar o Brasil – 1822/2022, das equipes do Audiovisual e do Portal de Livros Abertos da FaE e da Rede Comunica Educação.

Descrição Imagem
Luiz Alberto Gonçalves: pioneirismo no debate das questões étnico-raciais Somos UFMG