Evento acadêmico

Quinta, às 19h: seminário aborda ensino da matemática e física e popularização da ciência

Ver cartaz do evento >

A Formação Transversal em Divulgação Científica e o Curso de Especialização em Comunicação Pública da Ciência (Amerek) promovem, na quinta-feira, 21 de janeiro de 2021, o seminário Aprendizado em ciências: mãos à obra.

O evento, que terá como convidado o professor Eduardo de Campos Valadares, do Departamento de Física da UFMG, é aberto ao público e será transmitido ao vivo, às 19h, no canal Extensão UFMG no YouTube.

O seminário é o segundo de uma série de encontros promovidos pela disciplina Seminários em divulgação científica, que é oferecida tanto para os alunos de graduação, no âmbito da formação transversal na área, quanto para os estudantes da especialização em Comunicação Pública da Ciência. Ao completar a carga horária de 15 horas, o aluno poderá solicitar os créditos correspondentes.

O convidado
Doutor em Ciências Físicas pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), Eduardo Valadares coordena os projetos de extensão Ciência mais que divertida, Projeto inovação e Inova escola. O pesquisador produziu mais de 60 artigos sobre temas da Física da Matéria Condensada, ensino de matemática e física e popularização da ciência. Traduziu o livro Crepúsculo, do poeta alemão Stefan George (edição bilíngue, Iluminuras), e publicou os livros Física mais que divertida (Editora UFMG), traduzido para o inglês, alemão, turco, basco e espanhol, e Newton – a órbita da Terra em um copo d´água (Odysseus Editora).

O vídeo do primeiro seminário – que teve como tema O letramento científico na educação básica: lives e borboletas – está disponível no canal da Proex no YouTube. Outras informações podem ser solicitadas pelo e-mail ddc-secretaria@proex.ufmg.br.

Descrição Imagem
Professor Valadares é escritor e autor de livros como 'Física mais que divertida' e 'Newton - A órbita da Terra em um copo d´água' Arquivo Pessoal