Evento cultural

Em concerto, solistas celebram Iannis Xenakis, referência na música de percussão

Ver cartaz do evento >

Como parte da 8ª Mostra de Percussão da UFMG, solistas do Programa de Pós-graduação em Música e convidados farão concerto no Conservatório, na quinta-feira, 1º de dezembro de 2022, às 19h30. O evento comemora o centenário de um dos compositores mais representativos para a música do século 20 e, particularmente, para a música escrita para percussão: Iannis Xenakis.

O repertório reúne canções como Rebound A (1987/89) e Rebound B (1987/89), ambas de Xenakis, que serão interpretadas por Douglas Rafael e Aquim Sacramento, respectivamente. Também serão executadas obras de Guilherme Bertissolo, Vinko Globokar e Martin Matalon.

O grego naturalizado francês Iannis Xenakis (1922-2001) esteve envolvido diretamente com a vanguarda artística do século 20, na arquitetura e na música. Ao misturar um texto musical muitas vezes matematicamente rígido com a liberdade tímbrica e expressiva dada à criatividade do performer – além de possibilitar a exploração de ambiência e densidades sonoras –, ele põe à prova sua ideia de mundo e suas experiências pessoais e coletivas.

Mostra
Organizada pela Escola de Música da UFMG, com direção artística de Fernando Chaib, a mostra será realizada de 30 de novembro a 2 de dezembro. Haverá concertos, masterclasses e palestras, além da divulgação de trabalhos da área de percussão da UFMG no âmbito da graduação e da pós-graduação. O evento é gratuito e aberto ao público geral. A apresentação de quinta-feira terá lugar no auditório do Conservatório UFMG, que abriga até 220 pessoas. A entrada se dará por ordem de chegada.  

Entre os convidados para esta edição, estão os professores Benoît Gibson (Universidade de Évora), Ricardo Bologna (USP/Osesp), Stéphan Schaub (Unicamp), Bruno Santos (UFSJ), Charles Augusto (Ufop) e Ronan Gil (IFG). A mostra conta ainda com concertos de conjuntos como o Grupo de Percussão da UFMG, o Silencie Coletivo Percussivo e participação de solistas como Diego Ribeiro (Orquestra Filarmônica de Minas Gerais), Lincoln Cheib, baterista que trabalhou com Milton Nascimento, Vinícius Barros (Orquestra Jazz Sinfônica/SP), alunos da UFMG e professores do curso de percussão e bateria da UFMG.

Descrição Imagem
Iannis Xenakis é dos compositores mais representativos da música escrita para percussão Foto: Henning Lohner

Ficha técnica

8ª Mostra de percussão da UFMG
Data: 1º de dezembro de 2022, quinta-feira
Horário: 19h30
Local: auditório do Conservatório UFMG 

Serviço

29 de novembro a 1 de dezembro de 2022

Conservatório UFMG

Adicionar ao meu calendário

Entrada franca

(31)3409-8300

Av. Afonso Pena, 1534 – Centro (BH)