Evento cultural

Segundo dia do congresso de extensão universitária terá seis mesas-redondas

No segundo dia do 9° Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, a extensa programação começa às 9h com mesa-redonda sobre Direitos humanos e Justiça, com participação dos professores André Luiz Freitas, da UFMG, Edgar Braga Neto, da Universidade Federal do Maranhão, e Raquel da Silva Silveira, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e mediação do professor Cláudio Nash Rojas, da Universidade do Chile.

Às 10h30, a professora, mestra, doutora e decana de extensão da Universidade de Brasília, Olgamir Amancia Ferreira, vice-presidente do Fórum de Pró-reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras, mediará o debate sobre Extensão e a pandemia da covid-19, que reunirá os professores Adriana dos Santos Marmori Lima, da Universidade do Estado da Bahia, Oussama Naouar, da Universidade Federal de Pernambuco, e Rita de Cássia Brêda Mascarenhas Lima, da Universidade Estadual de Feira de Santana.

Cultura e saberes tradicionais
A programação de mesas-redondas retorna às 13h com o tema Cultura e saberes tradicionais, mediado pela doutora em Sociologia e docente do Programa de Pós-graduação em Serviço Social e Políticas Sociais da Universidade Federal de São Paulo, Raiane Patrícia Severino, com participação dos professores Marcelo Calegare, da Universidade Federal do Amazonas, Maria Aparecida Moura, da UFMG, e do mestre coordenador da Associação de Resistência Cultural Afro-brasileira Casa de Caridade Pai Jacob do Oriente, Ricardo de Moura.

Às 14h30, o debate sobre Movimentos sociais urbanos e economia solidária, mediado pela professora Maria Virginia Filomena Cresmasco, da Universidade Federal do Paraná, terá como convidados Ana Carolina Guerra, professora da Unifal-MG, Luciano Marcos da Silva, diretor do Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável, e Raimundo Nonato Lima dos Santos, doutor e professor da Universidade Federal de Pernambuco.

A penúltima mesa, em que será discutido o tema Divulgação científica e experiência universitária, começa às 16h com a diretora de Divulgação Científica da UFMG, Débora d'Ávila Reis, com o diretor adjunto científico do Museu da Amazônia, Filippo Stampanoni Bassi, e a professora da UFRJ Tatiana Marins Roque. A conversa será mediada pelo pró-reitor de Extensão da Universidade do Estado de Minas Gerais, Moacyr Laterza Filho.

A última mesa-redonda do dia tematiza a Saúde mental na universidade, às 17h30, mediada pela professora Mara Solange Gomes Dellaroza, da Universidade Estadual de Londrina. Participam da discussão Laura Fusaro Camey, vice-presidenta da Associação dos Usuários dos Serviços de Saúde Mental de Minas Gerais, Leonardo Pinho, presidente da Associação Brasileira de Saúde Mental, e Maria Stella Goulart, professora associada do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais.

Estudantes e a extensão
Às 19h, no Espaço Paulo Freire, será realizado o debate A luta do movimento estudantil em defesa da extensão universitária. Foram convidadas lideranças estudantis de entidades envolvidas historicamente nas principais lutas em defesa da educação.

A programação está disponível aqui, e as atividades serão transmitidas por canais da plataforma YouTube. Minicurrículos dos participantes das mesas-redondas podem ser conferidos aqui.