Evento acadêmico

Sexta, às 10h30: Filósofo aborda a metáfora da flauta de cana na literatura persa

Ver cartaz do evento >

O médico e filósofo Edrisi Fernandes, docente colaborador da Universidade de Brasília e da Federal do Rio Grande do Norte, falará nesta sexta, 16, na Fafich, sobre A metáfora da flauta de cana na literatura persa. Com entrada gratuita e para o público geral, a palestra será das 10h30 às 12h, na sala de reuniões do Departamento de Filosofia, no quarto andar.

O eixo central da exposição é o Poema da flauta de cana, do mestre sufi persa Jalal al-Dîn Rûmî. Fernandes apresenta sua palestra utilizando o que escreveu outro mestre sufi, Hazrat Inâyat Khân. Seguindo Khân, Rûmî conta, em sua poesia, que a melodia da flauta de cana tem grande apelo ao seu coração porque “primeiro é cortada de sua fonte original, depois são feitos buracos em seu coração e, como os buracos foram feitos no coração, este se partiu e começa a chorar”. Assim, continua Khan, se dá com o espírito do mestre: “ao suportar e ao carregar sua cruz, seu eu se torna como uma cana oca. Há espaço para o músico tocar sua melodia quando ela se tornou nada; se algo ainda estivesse lá, o tocador não poderia usá-la”.

Fernandes destaca outro trecho de Hazrat Inâyat Khân: “Deus fala a todos, não apenas aos mensageiros e mestres. Ele fala aos ouvidos de todo coração, mas não é todo coração que o ouve. Sua voz é mais alta que o trovão, e Sua luz é mais clara que o sol – se alguém pudesse vê-la, se pudesse ouvi-la. Para vê-la e para ouvi-la, o homem deve remover esse muro, essa barreira que ele fez do seu eu. Então ele se torna a flauta na qual o divino Tocador pode tocar a música de Orfeu, que pode encantar até mesmo os corações de pedra; então ele sobe da cruz para a vida eterna".

Trajetória
Edrisi Fernandes é graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com especializações em gastroenterologia e medicina do trabalho. É mestre em pesquisa médica e farmacêutica avançada pela Vrije Universiteit Brussel, na Bélgica. Na área da Filosofia, cursou licenciatura na UFRN, fez especialização e mestrado em filosofia metafísica na mesma universidade e doutorado no mesmo campo em programa das federais da Paraíba, de Pernambuco e do Rio Grande do Norte

Fernandes atua em clínicas e como perito ad hoc da Justiça Federal, pesquisador e docente colaborador do Departamento de Filosofia/Cátedra Unesco-Archai da UnB e do Departamento de Filosofia da UFRN. Alguns de seus principais campos de investigação são imunopatologia gastrointestinal, medicina integrativa e psicossomática, filosofia da medicina, ioga, tradição pitagórico-platônica, aspectos das filosofias alemã, russa, iraniana, indiana, chinesa e japonesa.

A palestra, relacionada às pesquisas sobre retórica e teoria das emoções, encerra o curso da pós-graduação Helena, entre poetas, oradores, filósofos e historiadores, na área de Filosofia Antiga e Medieval, ministrado pela professora Maria Cecília Coelho.

Descrição Imagem
Palestra é parte do curso da pós-graduação 'Helena, entre poetas, oradores, filósofos e historiadores' flautanativa.com