Evento acadêmico

Sexta, às 17h: aberta ao público, palestra aborda 'canibalismo' do leitor Machado de Assis

Nesta sexta-feira, dia 12, a partir das 17h, o professor Edson Martins, do Departamento de Letras da Universidade Federal de Viçosa (UFV), vai ministrar a palesta Um clássico nos trópicos: Machado canibal, no âmbito da disciplina Tópicos em filosofia II – entre gregos e baianos: recepção dos clássicos greco-romanos na cultura brasileira, coordenada pela professora Maria Cecília de Miranda Nogueira Coelho, chefe do Departamento de Filosofia da UFMG. A aula, gratuita e aberta ao público, será realizada on-line, via plataforma Zoom. Para se inscrever, o interessado deverá preencher este formulário.

No encontro, serão exibidos trechos do documentário Um canibal nos trópicos (2020), dirigido pelo professor e produzido ao longo dos últimos seis anos. "O filme talvez seja o primeiro a revisitar a biografia do autor, abordando-a na perspectiva do leitor que Machado foi ao longo de uma carreira de 50 anos dedicados à literatura", explica Edson Martins. A produção é um desdobramento da pesquisa Reminiscências da cultura clássica na obra de Machado de Assis.

Assista ao trailer do documentário.

“Machado é um devorador de línguas, de autores e, sobretudo, de culturas. Como observador arguto, ele subverte fazendo uma leitura irreverente da tradição. Ele nasceu na periferia do capitalismo, de onde e da qual fala, sem excluir a necessidade de urbanização e modernização do seu mundo, mas também sem poupar as tiranias típicas do modus operandi da sociedade escravocrata do Rio de Janeiro oitocentista à beira das portas do século 20, que Machado adentrou", afirma Edson Martins, a propósito do escritor carioca.

O pesquisador
Coordenador do Departamento de Letras da UFV, Edson Martins lidera o projeto de pesquisa Reminiscências da cultura clássica na obra de Machado de Assis. É graduado em Língua e Literatura Latinas pela Universidade Federal de Juiz de Fora, mestre em Linguística pela mesma instituição e doutor em Linguística pela Universidade de Évora, Portugal, onde foi bolsista do Programa de Bolsas de Alto Nível para a América Latina (Alban).

Descrição Imagem
Machado de Assis em 1896, aos 57 anos Domínio público