Evento cultural

Show e lançamento de CD do Grupo de Percussão da UFMG

O Grupo de Percussão da UFMG se apresenta na sexta-feira, 23 de agosto de 2018, no Conservatório UFMG, e faz lançamento de seu CD comemorativo de 20 anos. No evento, o grupo  executará a Suíte para os Orixás, composição do baterista Esdras ‘Neném’ Ferreira e do flautista Mauro Rodrigues. O concerto conta com a participação especial de Mauro Rodrigues.

O evento começa às 20h e tem entrada gratuita.

Sobre o Grupo

O Grupo de Percussão da UFMG foi criado em 1998 e, desde então, tem participado de vários eventos tanto no âmbito da universidade quanto em âmbito nacional e internacional. Em 2004 o grupo lançou o CD “Villa-Lobos e os Brinquedos de Roda”  que foi indicado ao Prêmio TIM. Nos seus 16 anos de existência, realizou diversas primeiras audições brasileiras de obras importantes da música contemporânea, de autores como David Lang, Mauricio Kagel e Louis Andriessen, além de ter estreado várias obras de compositores e estudantes de composição de Belo Horizonte.

Nos últimos anos, tem participado dos principais eventos culturais de Minas Gerais. Em 2014 o grupo participou da PASIC (EUA), maior encontro mundial de percussão e do VII Encontro Latino-Americano de Percussão. Além disso, organizou o II FIM (Festival Internacional de Música Contemporânea Percussiva de Belo Horizonte), que reuniu grupos do Brasil, Argentina, EUA e Canadá. Em 2018, o grupo comemorou os seus 20 anos realizando uma série de apresentações em Belo Horizonte.

Formação:

Direção: Fernando Rocha, Fernando Chaib
Integrantes: André ‘Limão’ Queiroz, Aquim Sacramento, Carlos Fernandes, Douglas Rafael, José Henrique S. Viana, Marcos Vinício, Natália Mitre.
Participação especial: Mauro Rodrigues (flauta)

Hermeto Pascoal: Tacho (arr. Fernando Rocha)

Mauro Rodrigues e Esdras Ferreira (Neném): Suite para os Orixás (Arr.
Fernando Rocha, Érica Sá e Natália Mitre)
- Exu / Pemba / Ogum
- Iemanjá
- Oxum