Evento acadêmico

Terça, às 16h: Ceale discute processo de alfabetização experimentado por Paulo Freire no RN

A edição de agosto da série Ceale Debate será dedicada à experiência com processo de alfabetização realizada na cidade de Angicos, no Rio Grande do Norte, em 1963. O evento, conhecido como 40 horas de Angicos, teve o objetivo de concretizar a proposta de alfabetização popular idealizada por Paulo Freire. A metodologia inovadora era baseada no universo vocabular dos participantes.

A live Legado deixado por Paulo Freire em 1963 na cidade de Angicos será nesta terça-feira, 31, com início às 16h. A convidada da edição é Marileide Matias, mestre em História e Espaço pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, professora da rede pública do estado e diretora da 8ª Diretoria Regional de Educação e Cultura de Angicos (RN).

O encontro será transmitido no canal do Ceale no YouTube. Não é necessário fazer inscrição; basta acessar o canal no horário marcado.

O método de Freire teve fortes impactos sociais e educacionais no Brasil e no mundo, e a experiência está instalada nas agendas acadêmicas de nível superior até os dias de hoje.

Será emitido certificado para quem preencher o formulário apresentado no chat da live em andamento. Os certificados não serão disponibilizados imediatamente; poderão ser baixados mais tarde, no portal da Faculdade de Educação. Informações adicionais podem ser obtidas pelo e-mail cealedebate@gmail.com.

O Ceale Debate é um ciclo de conferências destinadas a professores alfabetizadores, educadores em geral e estudantes de cursos de graduação envolvidos com o ensino e o aprendizado da leitura e da escrita. O objetivo é compartilhar experiências pedagógicas e resultados de pesquisas, alimentando processos de formação autônomos e permanentes. Os encontros são mensais, abertos ao público e gratuitos.

Descrição Imagem
Encontro com educadores na cidade de Angicos, em 1963 Acervo do Instituto Paulo Freire