Evento acadêmico

Terça, às 18h: em palestra, Milton Hatoum fala sobre literatura, história e memória

Ver cartaz do evento >

O escritor amazonense Milton Hatoum fará na próxima terça-feira, 26 de janeiro de 2021, a conferência Literatura contemporânea brasileira, história e memória, promovida pela disciplina Seminário de Leitura: Literatura Brasileira (TMA30), vinculada ao curso de graduação em Letras da Fale. O evento começa às 18h e será transmitido pelo canal do professor da disciplina, Alexandre Fonseca, no YouTube.

Hatoum falará sobre sua produção literária e sua relação com eventos históricos brasileiros. Recentemente, o autor lançou a trilogia O lugar mais sombrio, cuja narrativa descortina-se nos anos de chumbo da ditadura civil-militar brasileira. O romance é carregado de ilusões, incertezas e sentimentos de uma geração de jovens oprimida por um Estado tirano. Na palestra, o escritor falará sobre trabalhos cuja força crítica serve de alerta para a constante defesa da democracia contra o autoritarismo nos tempos atuais.

Hatoum nasceu em Manaus, em 1952. Ele estudou arquitetura na USP e estreou na ficção com Relato de um certo oriente (1989), vencedor do prêmio Jabuti (melhor romance). Seu segundo romance, Dois irmãos, de 2000, foi traduzido para 12 idiomas e adaptado para televisão, teatro e quadrinhos. Com Cinzas do Norte (2005), Hatoum ganhou os prêmios Jabuti, Livro do Ano, Bravo!, APCA e Portugal Telecom. Em 2008, sua primeira novela, Órfãos do eldorado, foi adaptada para o cinema. Em 2013, ele reuniu suas crônicas em Um solitário à espreita. O escritor é colunista dos jornais O Estado de São Paulo e O Globo.

Outras informações sobre a palestra podem ser obtidas com o professor da disciplina pelo e-mail alexandre.r.fonseca@hotmail.com. 

Descrição Imagem
No evento, Milton Hatoum falará sobre a trilogia "O lugar mais sombrio", cujo volume final está em fase de conclusão Foto: Reprodução