Evento acadêmico

Terça, às 19h: projeto nacional de desenvolvimento será discutido por Ciro Gomes em live do CAAP

Na terça-feira, dia 30 de junho de 2020, o ex-governador do Ceará e ex-ministro da Fazenda, Ciro Gomes, participa da live O dever da esperança, promovida pelo Centro Acadêmico Afonso Pena (CAAP) da UFMG, em parceria com a Faculdade de Direito de Contagem (FDCON) e com o Centro Acadêmico do Direito da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). A live será transmitida, a partir das 19h, pelas páginas em redes sociais das instituições organizadoras e do político.

A conversa vai se concentrar nas ideias contidas no livro Projeto nacional: o dever da esperança, recém-lançado pelo político. “É minha contribuição pessoal a uma reflexão inadiável sobre o Brasil, as raízes de seus graves problemas e as pistas para sua solução”, relata Ciro, na introdução.

Em sua obra, ele busca não só oferecer um diagnóstico das principais questões que atrapalham o desenvolvimento com democracia, liberdade e justiça, mas também apresentar um conjunto de ideias para direcionar o Brasil rumo a um futuro desejável.

Bases para um novo desenvolvimento
Ciro chama esse trabalho de um novo Projeto Nacional de Desenvolvimento. Para superar o atraso e a desigualdade, argumenta, crescimento econômico não é suficiente. É necessário criar condições para promover a justiça social, reparar dívidas históricas com o povo brasileiro, gerar oportunidades e garantir dinamismo ao mercado interno.

Ciro percorre quase um século de história econômica e política para produzir seu diagnóstico de como foi interrompido o sonho do desenvolvimento. A partir daí, ele enumera diversos pontos que considera essenciais para o seu projeto de desenvolvimento, como o papel do Estado, impostos, educação, cultura, meio ambiente, superação da pobreza, agenda de reformas, segurança e defesa da democracia.

Ciro Gomes é advogado e professor universitário. Foi deputado estadual, prefeito de Fortaleza, governador do Ceará, ministro da Fazenda e da Integração Nacional. Em 2018, ele concorreu à Presidência da República.

Acesso à live
Instagram do Caap UFMG e do Caap Ufop