Evento cultural

Trajetória de quatro décadas da Editora UFMG é abordada em exposição no Centro Cultural

Em celebração aos 40 anos da Editora UFMG, fundada em 1985, o Centro Cultural UFMG abriga a exposição Entre livros: quatro décadas da Editora UFMG, que integrou a programação do 18º Festival de Verão UFMG, e pode ser visitada gratuitamente até 14 de abril de 2024.

Com curadoria do professor Fabrício Fernandino, diretor do Centro Cultural, e de Danielle Menezes, gestora de comunicação da Editora UFMG, a mostra reúne história e obras de uma das casas editoriais mais importantes do país.

Além do resgate da memória, a mostra busca refletir a produção do livro e sua importância para o fortalecimento do ensino, da pesquisa e da extensão na UFMG. Por meio de suas publicações, a editora registrou transformações da Universidade e os avanços dos estudos desenvolvidos pela comunidade acadêmica e seu entorno. O público é convidado a contemplar um acervo disponível apenas na reserva técnica da instituição, que reúne livros esgotados, de valor histórico e de pesquisa.

1.500 títulos
Em 1978, o reitor Celso de Vasconcelos Pinheiro fundou o Serviço Editorial da UFMG, com o propósito de disponibilizar as pesquisas realizadas pela comunidade acadêmica. O Serviço, posteriormente transformado na Editora UFMG em 1985, marcou seu início com a publicação de suas primeiras obras em 1979. Em 1987, após ganhar autonomia financeira ao se tornar órgão suplementar da Reitoria, a Editora UFMG deu início a um processo de ampliação de suas coleções, de melhoria da qualidade gráfica e introduziu traduções para atender às demandas dos programas de pós-graduação da Universidade. Em 2023, a Editora UFMG atingiu a marca de 1.500 títulos publicados.

Descrição Imagem
Imagem do livro 'Os caminhos do ouro e a Estrada Real', organizado pelo professor António Gilberto Costa, do IGC Foto: divulgação

Exposição Entre livros: quatro décadas da Editora UFMG
com curadoria de Fabrício Ferdinando e Danielle Menezes