UFMG recebe estudantes dos cinco continentes

Cerca de 150 intercambistas de 32 nacionalidades participam de atividades de acolhimento nesta semana

Calouros estrangeiros com pró-reitores, na abertura da Semana de Orientação do Estudante Internacional da UFMG
Calouros estrangeiros e dirigentes da UFMG na abertura da Semana de Orientação ao Estudante Internacional Foca Lisboa/UFMG

A UFMG abriu na manhã desta terça-feira, 19, a Semana de Orientação ao Estudante Internacional. A recepção reuniu quase 150 estudantes, oriundos de 32 países que frequentarão os cursos de graduação ou pós-graduação neste semestre. “Estamos muito felizes em receber representantes dos cinco continentes, com aumento substancial da procura pela Universidade, em relação à do ano passado. Isso revela a força da política de internacionalização da UFMG”, declarou o diretor adjunto de Relações Internacionais, Dawisson Belém Lopes.

Os estudantes receberão, ao longo da semana, orientações sobre a cultura institucional e a dimensão intercultural e social da vivência em outro país. A programação também inclui visitas guiadas ao Estádio do Mineirão e ao Museu do Futebol. A presença dos intercambistas na UFMG deve-se a acordos bilaterais entre a Universidade e instituições estrangeiras ou a programas como Escala, Erasmus, Marca e PEC-G.

Em nome da reitora Sandra Regina Goulart Almeida, Dawisson Lopes deu as boas-vindas aos calouros e reafirmou o compromisso da Universidade em "manter as portas abertas para cuidar de cada um dos estrangeiros, contribuindo para que o período de permanência na UFMG, uma das maiores e melhores universidades do país, seja inesquecível".

Os alunos também foram acolhidos pelo pró-reitor de Assuntos Estudantis, Tarcísio Vago, pela pró-reitora de Extensão, Cláudia Mayorga, e pela pró-reitora adjunta de Pós-graduação, Silvia Alencar, além da coordenadora pelo Setor de Proficiência da DRI, Climene Arruda.

Equipe da Diretoria de Relações Internacionais e pró-reitores recepcionam os estudantes estrangeiros
Equipe que recepcionou os estudantes estrangeiros Foca Lisboa/UFMG

Silvia Alencar convidou os estudantes, em maior número nos cursos de graduação, para conhecerem os 87 programas de pós-graduação. "Queremos que se sintam atraídos em retornar ao Brasil e à UFMG.”

A pró-reitora de Extensão, Claudia Mayorga, também convidou os estudantes para conhecer e colaborar com as atividades de extensão da Universidade, que, segundo ela, “buscam contribuir para melhorar e solucionar, de forma criativa e respeitosa, as questões sociais do Brasil, tão rico culturalmente, mas também com tantas desigualdades".

“Essa diversidade, expressa nos 154 estudantes estrangeiros, também é uma marca da UFMG. Como universidade pública, tem obrigação de acolher e dialogar com a diversidade, para que a produção do conhecimento se volte para a construção de um mundo melhor”, acrescentou Mayorga.

O pró-reitor de Assuntos Estudantis, Tarcísio Vago, convidou os intercambistas a contribuir com o “enriquecimento do Brasil, com base em suas vivências, experiências e cultura". O pró-reitor fez uma breve apresentação dos serviços de apoio aos estudantes, como os prestados por psicólogos, assistentes sociais, pedagogos e professores.

Proficiência em língua portuguesa
Em sua intervenção, a coordenadora do Setor de Proficiência da DRI, Climene Arruda, destacou os programas de suporte ao aprendizado da língua portuguesa oferecidos pela UFMG, como a disciplina Português como Língua Adicional, ministrada pela Faculdade de Letras.

O apadrinhamento é outra atividade de apoio aos estudantes internacionais, tanto na vida acadêmica quanto na social. Os padrinhos e madrinhas são voluntários que apresentam aos estrangeiros as unidades e ambientes da UFMG, ajudam no planejamento da matrícula e sugerem programações para fins de semana e feriados. Cada estrangeiro pode ter até dois padrinhos e madrinhas.

Veja a programação da Semana, com horários e locais das atividades. Outras informações podem ser obtidas no Setor de Acolhimento da DRI, pelo e-mail acolhimento@dri.ufmg.br ou pelo telefone (31) 3409-4591.

Teresa Sanches