Abertas as inscrições para apresentações de trabalhos na Semana do Conhecimento

De volta ao formato presencial, evento está integrado às comemorações dos 95 anos da UFMG e dos 200 anos da Independência do Brasil

Apresentação de pôsteres de projetos desenvolvidos no evento 'Semana do Conhecimento UFMG', edição de 2019
Apresentação de pôsteres de projetos na edição de 2019 da Semana do Conhecimento UFMG, a última antes da pandemiaFoto: Foca Lisboa | UFMG

Estão abertas as inscrições para apresentação de trabalhos na Semana do Conhecimento UFMG, que ocorrerá de 17 a 21 de outubro no campus Pampulha. Realizado anualmente, o evento reúne trabalhos vinculados de ensino, pesquisa e extensão, produzidos por docentes, servidores técnico-administrativos e estudantes de iniciação científica, graduação e pós-graduação da UFMG.

O evento está integrado à programação da 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), e as comemorações dos 95 anos da UFMG e do bicentenário da Independência do Brasil. A temática da edição, UFMG, 95; Brasil, 200: interseções, visa ressaltar as múltiplas conexões entre os projetos de país e de uma universidade pública, de qualidade e relevância como a UFMG.

Depois de dois anos de realização em formato virtual, a Semana do Conhecimento ocorrerá novamente no formato presencial. Para a reitora Sandra Regina Goulart e o vice-reitor Alessandro Fernandes Moreira, a retomada das atividades presenciais fortalece o evento como espaço de reflexão, divulgação da produção acadêmica e compartilhamento de experiências desenvolvidas na UFMG em diálogo com a sociedade.

As inscrições podem ser feitas no site da Semana. Informações sobre o evento podem ser obtidas com a sua comissão organizadora pelo telefone (31) 3409-4126 ou pelo e-mail semanadoconhecimento@ufmg.br. As dúvidas específicas, relativas a cada subevento, devem ser remetidas diretamente aos seus organizadores, cujos dados estão reunidos na aba “Contatos” do site.

Os subeventos
A programação da Semana do Conhecimento é composta de grupos de atividades realizadas pelas unidades acadêmicas e pelos órgãos da Administração Central da UFMG. Cada unidade ou órgão, portanto, é responsável por cada um destes subeventos: Encontro de Extensão (Pró-reitoria de Extensão), Encontro de Mobilidade Internacional (Diretoria de Relações Internacionais), Jornada do Conhecimento Produzido pelos Servidores TAE (Pró-reitoria de Recursos Humanos), Semana da Graduação (Pró-reitoria de Graduação), Semana de Iniciação Científica e Iniciação Científica Júnior (Pró-reitoria de Pesquisa), Seminário do Programa de Apoio à Inclusão e Promoção à Acessibilidade (Núcleo de Acessibilidade de Inclusão), Mostra Virtual Pesquisa e Extensão na Rede de Museus (Rede de Museus), Mostra Prae de Apoio a Projetos de Permanência de Estudantes (Pró-reitoria de Assistência Estudantil). Os detalhes sobre a inscrição para cada um dos subeventos estão em abas próprias no site da Semana do Conhecimento.

Além disso, no dia 18 de outubro, às 14h, ocorrerá um encontro transdisciplinar com o tema Inteligência artificial e seu impacto social. Participarão do debate Leonardo Netto Parentoni, do Departamento de Direito e Processo Civil e Comercial da Faculdade de Direito, Hani Camille Yehia, do Departamento de Engenharia Eletrônica da Escola de Engenharia, e Mario Fernando Montenegro Campos, do Departamento de Ciência da Computação do Instituto de Ciências Exatas. O local desse encontro ainda será definido.