Extensão

Aluno da Fale irá à França para apresentar seu projeto de ensino de francês na favela

Jovem começou a ensinar voluntariamente em escola profissionalizante na Pedreira Prado Lopes Foto: Foca Lisboa / UFMG

Criador da associação Francês na Favela, que ensina o idioma gratuitamente a jovens da Pedreira Prado Lopes, região Noroeste de Belo Horizonte, o estudante de letras da UFMG Raul Saborytta viajará a França, em julho, para apresentar seu projeto. O aluno foi um dos três brasileiros selecionados pelo programa Lab Citoyen, do Instituto Francês, que promove direitos humanos e a francofonia.

A iniciativa visa elevar a autoestima de jovens em situação de risco, sensibilizando-os para o potencial transformador do aprendizado de outro idioma. Saborytta explica que a intenção é favorecer a inserção desses jovens na cidade, tanto social como geográfica. “Levar a língua francesa a uma população tão humilde é chamar a atenção das autoridades para desigualdades evidentes, mas invisibilizadas pela completa indiferença”, afirma.

O curso se iniciou no ano passado, quando Raul, voluntariamente, começou a dar aulas na Escola Profissionalizante Raimunda da Silva Soares. No início de 2017, a iniciativa foi transformada em projeto de extensão universitária. Os dois melhores alunos ganharão uma bolsa integral para estudar francês no Centro de Extensão da Faculdade de Letras da UFMG.

A coordenação do Lab Citoyen destaca que a iniciativa de Raul Saborytta favorece a democratização do conhecimento e diminui a segregação urbana. De acordo com texto no site do programa, “o jovem participa de uma reflexão importante sobre as necessidades antropológicas do ser humano em termos de urbanismo e participa do processo de afirmação do direito à cidade".

O evento do Lab Citoyen será realizado em Paris, de 2 a 10 de julho. No total, foram selecionados 50 jovens entre 20 e 26 anos, dos cinco continentes. Eles receberão formação sobre direitos humanos e francofonia por meio de uma série de conferências e debates.