Meio Ambiente

Amazônia é um dos temas da Cúpula do Clima na ONU, em Nova Iorque

No programa Conexões, professor da UFMG falou sobre mudanças climáticas, aquecimento global e perspectivas ambientais para o futuro

Sonia Guajajara, coordenadora da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil, discursou no evento
Sonia Guajajara, coordenadora da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil, discursou no evento Foto: Mídia NINJA

Por pressão da juventude mundial foi realizado mais um encontro da Cúpula do Clima da ONU, nos Estados Unidos. O evento recebeu cerca de 500 jovens selecionados pelas Nações Unidas e também líderes internacionais, encarregados de discutir o fim da utilização de energias fósseis e a redução acelerada dos níveis de gases de efeito estufa.

O encontro começou no sábado, 21, em Nova Iorque, e teve seu momento mais importante nesta segunda-feira, 23. Durante a Cúpula, que teve a participação de líderes de cerca de 60 países, foram analisadas e revistas metas propostas durante o Acordo de Paris, realizado em 2015.

Apesar da ausência de representantes oficiais do governo brasileiro, a Amazônia, que vem sofrendo com as constantes queimadas, também foi tema de alguns debates. Um dos destaques da Cúpula foi a ativista sueca Greta Thunberg, de apenas 16 anos. Ela é conhecida por ser líder do movimento Greve das Escolas pelo Clima.

No programa Conexões, da Rádio UFMG Educativa, o professor do Departamento de Geologia Klemens Laschefski falou sobre mudanças climáticas, aquecimento global e perspectivas ambientais para o futuro. A entrevista foi ao ar nesta terça-feira, 24.

Ouça a conversa com Luíza Glória

Produção de Rodolfo Morais sob orientação de Luíza Glória e Hugo Rafael