Notícias Externas

'Amigos da Vetusta' arrecadam equipamentos para estudantes de escolas públicas

Objetivo de associação formada por ex-alunos da Faculdade de Direito é favorecer conexão ao ensino remoto

Integrantes da Associação Amigos da Vetusta encaminham para doação os primeiros equipamentos recebidos durante a campanha Divulgação

Com o tema Conexão + Educação, campanha lançada por ex-alunos da Faculdade de Direito arrecada computadores, notebooks, celulares, tablets e impressoras, em bom estado, que serão doados a estudantes da rede pública de Minas Gerais. A iniciativa é da Associação Amigos da Vetusta (AAV), instituição fundada por egressos da Faculdade de Direito da UFMG.

A meta é arrecadar ao menos 300 equipamentos, que vão atender estudantes de seis escolas: Escola Estadual Deputado Renato Azeredo (Sete Lagoas), Escola Estadual Reny de Souza Lima (Santa Luzia), Escola Estadual Wilson Diniz Filho (Santa Luzia), Escola Estadual Cristino Alves de Jesus (São João da Lagoa), Escola Municipal Dora Tomich Laender (Belo Horizonte) e Escola Municipal José Elias da Costa (Pedro Leopoldo).

Essas instituições já são atendidas por um projeto liderado pela jornalista e estudante Zirlene Lemos, do quarto período de Direito, que promove rodas de conversa nas escolas sobre a Constituição Federal e noções de Direito. O projeto é financiado com recursos da própria Associação disponibilizados por meio de edital de bolsas lançado no ano passado.

Os critérios para seleção dos estudantes contemplados são a situação de vulnerabilidade social e o rendimento escolar. "O projeto nas escolas foi interrompido devido à pandemia. Sensibilizados com a situação, os diretores da Amigos da Vetusta pensaram numa alternativa para apoiar alguns desses alunos, pois muitos não têm acesso a equipamentos eletrônicos para estudar a distância”, explica Zirlene.

É possível contribuir com a doação de computadores, notebooks, celulares ou tablets, acompanhados dos carregadores. Também são aceitas doações em dinheiro, que serão integralmente utilizadas para compra dos equipamentos.

Os depósitos ou transferências para Associação Amigos da Vetusta devem ser feitos no Banco Itaú, agência 9357, conta corrente 14118-4. O CNPJ é 20.382.029/0001-92.

Incentivo a projetos de excelência
A Associação Amigos da Vetusta foi fundada em 2011 por ex-alunos da Faculdade de Direito, visando aumentar as oportunidades dos estudantes por meio de mentorias,  bolsas e projetos destinados à coletividade. A missão da entidade é criar fontes alternativas de recursos financeiros e humanos para incentivar projetos de excelência que contribuam com as diferentes iniciativas acadêmicas.

Mais informações sobre a campanha e demais atividades da Associação podem ser obtidas no Instagram e no Facebook ou solicitadas pelo e-mail amigosdavetusta.aav@gmail.com.