Notícias Externas

Antologia 'Os sabiás da crônica' reúne obras dos principais cronistas brasileiros do século 20

Lançamento foi inspirado por fotografia, feita em 1967, com a presença dos mesmos cronistas que integram a seleção

Na foto, Vinicius de Moraes, Paulo Mendes Campos, Rubem Braga, Fernando Sabino, Sérgio Porto e Carlinhos Oliveira na cobertura de Braga em Ipanema, 1967.
Na foto, Vinicius de Moraes, Paulo Mendes Campos, Rubem Braga, Fernando Sabino, Stanislaw Ponte Preta e Carlinhos Oliveira na cobertura de Braga, em Ipanema, 1967Reprodução

Em novembro de 1967, foi realizado, em uma cobertura no Rio de Janeiro, um ensaio fotográfico para divulgar os primeiros títulos da recém-fundada Editora Sabiá. O resultado deste ensaio foi uma foto histórica, reunindo alguns dos principais cronistas brasileiros do século 20: Rubem Braga, Vinicius de Moraes, Fernando Sabino, Paulo Mendes Campos, Stanislaw Ponte Preta e José Carlos Oliveira.

.
. Reprodução

Motivada pelo registro e pela vontade de ver esses nomes tão marcantes juntos novamente, a editora Maria Amélia Mello decidiu reproduzir o encontro dos autores em um lançamento: a antologia Os sabiás da crônica. O volume foi organizado pelo escritor e professor de Literatura Brasileira da USP Augusto Massi e reúne 90 crônicas - 15 de cada autor - publicadas da década de 1930 até o começo do século 21, abordando desde temas cotidianos, como diálogos com a música e o cinema, perfis de artistas e amigos, até questões políticas e sociais.

Nesta terça-feira, 9, o escritor e professor Augusto Massi participou do programa Universo Literário, da Rádio UFMG Educativa. Na conversa com o jornalista Hugo Rafael, ele deu mais detalhes sobre o lançamento e falou sobre o lugar da crônica na literatura brasileira.

Ouça a entrevista completa no SoundCloud.

Os sabiás da crônica é publicado pela editora Autêntica e já está disponível em livrarias físicas e virtuais. 

(Produção: Alexandre Miranda e Nicolle Teixeira, sob orientação de Hugo Rafael e Luíza Glória / Publicação: Carlos Ortega, sob orientação de Hugo Rafael)