Pessoas

Biblioteca da FaE expõe cartões-postais do acervo da escritora Alaíde Lisboa

Coleção foi doada à UFMG

Cartão-postal enviado da Grécia pela professora Magda Neves à amiga Alaíde Lisboa
Cartão-postal enviado da Grécia pela professora Magda Neves à amiga Alaíde Lisboa Carla Pedrosa / BU-UFMG

Julho de 1969. De Atenas, na Grécia, a amiga e "discípula" Magda Becker Soares mandou lembranças à escritora Alaíde Lisboa de Oliveira. Em outra oportunidade, uma admiradora do trabalho de Alaíde a parabenizou pela sua aposentadoria, que, coincidência ou não, como enfatiza a remetente, ocorreu em 1979, no Ano Internacional da Criança, a quem a destinatária daquela mensagem tanto dedicou seu trabalho. 

Cartões-postais carinhosamente recebidos e colecionados pela escritora integram a mostra A história contada em mensagens: uma exposição dos cartões-postais do acervo da professora Alaíde Lisboa de Oliveira, que pode ser visitada até 17 de abril, na Biblioteca da Faculdade de Educação (FaE).

A mostra reúne parte da Coleção Memória, que ela doou à UFMG e é composta de aproximadamente oito mil itens, como documentos que datam do século 18 ao início do 21, cartões-postais, livros didáticos, paradidáticos e literários. Também reúne fotos, vídeos, CDs, bonecas, placas comemorativas, troféus, móveis e manuscritos. Em fase de catalogação e remanejamento, o material estará disponível para consulta na Biblioteca da Faculdade de Educação ainda neste ano.

Expoente da educação mineira, Alaíde é autora de clássicos infantis como A bonequinha preta e O bonequinho doce. Ela viveu até os 102 anos e, no seu centenário, em 2004, esteve na Biblioteca da FaE para inaugurar uma placa em sua homenagem.  

A mostra está instalada na entrada da biblioteca da Unidade, de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h.  

Em movimento
A exposição integra a série Sistema de Bibliotecas em movimento, promovida pelas bibliotecas da UFMG neste ano. Ao participar da primeira atividade, o visitante deverá solicitar o cartão-postal de mesmo título e levá-lo em todos os eventos do Sistema de Bibliotecas de que participar. Também deverá solicitar, ao fim de cada atividade, um adesivo que deverá ser colado no verso do cartão-postal Sistema de Bibliotecas em movimento". A cada dez adesivos, ele ganhará um brinde, que deverá ser retirado na diretoria da BU, no segundo andar do prédio da Biblioteca Central. O brinde será escolhido pela diretoria da BU, conforme disponibilidade no dia da retirada.

Com Assessoria de Comunicação da Biblioteca Universitária