Biblioteca Universitária oferece curso sobre descrição bibliográfica

Iniciativa da Divisão de Coleções Especiais e Obras Raras é destinada a profissionais e estudantes de Biblioteconomia

Amostra da coleção de obras raras: curso vai aliar teoria e prática
Amostra da coleção de obras raras: teoria e prática Eber Faioli / UFMG

Até 15 de fevereiro, estão abertas as inscrições para o curso Princípios da Descrição Bibliográfica, oferecido pela Divisão de Coleções Especiais e Obras Raras da UFMG. A atividade, gratuita, visa capacitar bibliotecários que atuam em acervos especiais e raros para descrição de documentos bibliográficos de forma precisa, contribuindo para a preservação e facilitando a identificação dos acervos pelos usuários.

Com carga horária de 60 horas, a formação contemplará teoria e prática da descrição bibliográfica em 15 encontros presenciais, e será aberta também a alunos de Biblioteconomia a partir do sétimo período.

Nas aulas teóricas, serão abordadas a história da Bibliografia e as inter-relações da descrição material de documentos gráficos na Biblioteconomia e na Bibliofilia. As aulas práticas, por sua vez, terão foco na descrição física de documentos das coleções especiais da UFMG, com base nos princípios propostos por teóricos da Bibliografia Material, como Fredson Thayer Bowers, Philip Gaskell e McKerron. As atividades práticas também dialogarão com as "descrições físicas" e "áreas de notas" apresentadas em normas e códigos de catalogação.

O curso será ministrado pela bibliotecária Diná Araújo, nas tardes de sexta-feira, no período de 2 de março a 15 de junho, no quarto andar da Biblioteca Central da UFMG.

São 15 vagas, sendo nove para bibliotecários do Sistema de Bibliotecas da UFMG, selecionados por ordem de inscrição. Eles deverão enviar mensagem para colesp@bu.ufmg.br com o assunto Inscrição – Princípios de Descrição Bibliográfica.

Das outras seis vagas, quatro serão destinadas para profissionais de outras instituições e duas para alunos de Biblioteconomia.

A seleção dos bibliotecários de outras instituições e dos estudantes será feita por meio de avaliação. Eles deverão enviar curriculum vitae, carta de intenção e comprovante de vínculo institucional (bibliotecários) e comprovante de matrícula deste ano (alunos) para o e-mail colesp@bu.ufmg.br. No assunto, deverão especificar Inscrição – Princípios de Descrição Bibliográfica. Os nomes dos selecionados serão divulgados no site da Biblioteca Universitária, no dia 23 de fevereiro. Mais informações podem ser solicitadas pelo telefone (31) 3409-4615.

Com Assessoria de Comunicação da Biblioteca Universitária