Pesquisa e Inovação

Blitz informativa na portaria da Faculdade de Medicina alerta sobre a doença falciforme

Triagem neonatal é o procedimento usado para detectar a doença
Triagem neonatal é o procedimento usado para detectar a doença Foto: Bruna Carvalho/ Faculdade de Medicina

O Centro de Educação e Apoio para Hemoglobinopatias (Cehmob-MG) realiza nesta quinta-feira, 16, das 10h às 13h, a Blitz da doença falciforme, na entrada da Faculdade de Medicina, no campus Saúde. A ação educativa marca a celebração do Dia Mundial de Conscientização da Doença Falciforme.

A atividade, com foco no lúdico e na integração com o público, é direcionada a estudantes de graduação dos cursos de saúde.

Haverá plantão de informações sobre a doença, jogos de interação com público, quiz, roleta de conhecimento com pegadinhas e curiosidades, distribuição e sorteio de brindes.

A blitz é uma iniciativa do projeto Doença falciforme: linha de cuidados na atenção primária à saúde, do Cehmob-MG.

Sobre a doença

Alteração genética caracterizada pela má formação das hemácias do sangue, a doença falciforme é a enfermidade hereditária mais comum no Brasil e causa, entre outras complicações, obstrução dos vasos sanguíneos, infecções, crises de dor e anemia.

Desde 1998, é realizada em Minas Gerais a triagem neonatal, também conhecida como teste do pezinho, para detecção da doença falciforme. Esse procedimento, que alcança todos os recém-nascidos no estado, tornou mais evidente a elevada incidência da doença: um caso para cada 1,4 mil nascidos vivos.