Extensão

Calendário Astronômico do Espaço do Conhecimento ganha edição inspirada no mundo dos games

Agenda contempla o período entre os solstícios de inverno de 2022 e 2023, o mais indicado para a contemplação do céu

Olhar ao céu: Calendário Astronômico do Espaço do Conhecimento volta em jogo on-line de estética retrô
Calendário Astronômico do Espaço do Conhecimento volta em jogo on-line com estética retrô Domínio público

A edição 2022-2023 do Calendário Astronômico, que vai de solstício a solstício, já está disponível no site do Espaço do Conhecimento UFMG. O formato inédito, 100% interativo e inspirado na estética Pixel Art e 8bit, foi desenvolvido pelos núcleos de Astronomia, Comunicação e Design e Audiovisual do próprio museu.

Com uma linguagem que agrada aos fãs das artes digitais e do mundo gamer, o jogo volta no tempo com seu estilo retrô. O conteúdo, didático e animado, deve ser acessado preferencialmente pelo celular.

O calendário contempla o período entre os solstícios de inverno de 2022 e 2023, ou seja, começa e termina na estação mais indicada para a contemplação do céu por ter noites mais longas e secas no hemisfério Sul.

Kate e Jojô na nave espacial
Os mascotes Kate e Jojô voltam a ser os guias da viagem pelo Universo em sua nave espacial. Sempre no primeiro dia de cada mês, nova parte do calendário será liberada, e as pessoas poderão consultar os eventos astronômicos que ocorrem naquele período, descobrir curiosidades sobre datas especiais ligadas à ciência, obter indicações de conteúdos astronômicos produzidos no museu e jogos, entre outras atrações.

Olhe para cima
Para Nathalia Fonseca, doutora em Física e assessora do Núcleo de Astronomia do museu, "a versão interativa do calendário totalmente virtual possibilita o uso de recursos que não seriam viáveis em uma versão impressa e também atinge um público ainda maior". Ela acrescenta: "O calendário se destina aos amantes da astronomia de todas as idades, mas também tem a função de despertar o interesse das pessoas que ainda não se encantaram pelas belezas dessa ciência que está ao alcance de todos. Basta olhar para o céu". 

O calendário está disponível aqui. Atualizações sobre o Espaço do Conhecimento podem ser acompanhadas em seu perfil no Instagram.

Com Assessoria de Comunicação do Espaço do Conhecimento