CEU recebe doações de livros, gibis e jogos pedagógicos para montar biblioteca

Iniciativa integra comemorações dos 50 anos do Centro Esportivo Universitário

Projeto visa criar espaço de divulgação do conhecimento no CEU, segundo vice-diretora da unidade, Ana Cláudia Porfírio Couto
Quiosque que abrigará a biblioteca do CEUFoto: divulgação

No âmbito das comemorações dos seus 50 anos de fundação, completados em 2021, o Centro Esportivo Universitário, órgão suplementar da UFMG, lançou o projeto de extensão Biblioteca do CEU.

De acordo com a vice-diretora da unidade, Ana Cláudia Porfírio Couto, o projeto visa criar um espaço de divulgação do conhecimento, com fruição de lazer e cultura. A biblioteca funcionará em um quiosque ao lado da cantina.

Sua concretização depende de doações de livros, gibis e jogos pedagógicos, que serão recebidos até 30 de novembro. Os materiais podem ser entregues na portaria do CEU (Avenida Coronel Oscar Paschoal) durante seu horário de funcionamento. Interessados em colaborar com a formação da biblioteca também podem solicitar a coleta das doações pelo e-mail sadm@ceu.ufmg.br. A campanha já reuniu algumas dezenas de livros.

À frente do projeto estão o diretor do CEU, Luciano Pereira da Silva, a vice-diretora, Ana Cláudia Couto, a professora da Escola de Ciência da Informação Cíntia de Azevedo Lourenço e o estagiário de extensão Alexis Baracho.

Esporte e lazer
O CEU foi criado em 1971, com o objetivo de apoiar ações de ensino, pesquisa e extensão e estimular as vivências de esporte e lazer da comunidade universitária. Sua construção foi financiada pelo governo de Minas Gerais, por meio de convênio com a UFMG.

São mais de 170 mil metros quadrados, que abrigam uma piscina olímpica (atualmente interditada), uma semiolímpica e duas piscinas infantis (uma delas com toboágua), parque infantil, quatro vestiários, cantina, três quadras de vôlei e três de peteca, duas quadras de basquete, sete poliesportivas e cinco de saibro para tênis. O espaço mantém um serviço de guarda-vidas e posto de enfermagem  especializado.

Alunos e servidores da Universidade podem frequentar o CEU mediante pagamento de taxa semestral de R$ 10. Outras informações estão disponíveis no site da unidade.

Beatriz Tito Borges