Institucional

Chamada da cátedra Calas-Ieat é prorrogada até 15 de março

Podem se inscrever doutores das áreas de ciências humanas ou sociais com pesquisas sobre crises ambientais

Calas
Sacola com a identidade visual do Calas, centro sediado no MéxicoFoto: Instagram Calas

Foram prorrogadas até 15 de março as inscrições para a chamada 2021 do Programa Cátedras Calas-Ieat, patrocinado pelo Centro Maria Sibylla Merian de Estudos Latino-americanos Avançados (Calas) e administrado pelo Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (Ieat) da UFMG. Os resultados da chamada saem em 15 de abril, e a cátedra – com duração de três meses – terá início no dia 1º de setembro.

Neste ano, o Programa Cátedras Calas-Ieat tem como foco temático as crises ambientais. O projeto de pesquisa deve propor “uma abordagem interdisciplinar e transregional, que também pode ser histórica”, desse tema e desenvolver “uma visão inovadora do problema estrutural da desigualdade”, conforme se explica no texto da chamada.

A cátedra consiste em uma estada do pesquisador no Ieat por um trimestre, período em que se espera que ele contribua com o desenvolvimento desses “novos enfoques metodológicos e analíticos para a compreensão das transformações e crises da América Latina”. “A pesquisa inclui os processos de transformação social que acompanham as crises ambientais, assim como propostas de revisar e modificar as interações da sociedade humana com o meio ambiente”, segundo o texto da chamada.

Requisitos
Podem se candidatar acadêmicos com atuação em pesquisa em ciências humanas ou sociais de qualquer nacionalidade. O grau acadêmico mínimo exigido é o doutorado concluído em data anterior à da submissão da proposta. A seleção levará em conta o projeto apresentado à chamada e a trajetória acadêmica do candidato. O Calas e o Ieat também se comprometem a considerar aspectos relacionados à inclusão e à paridade de gênero no processo seletivo.

As atividades serão desenvolvidas, sobretudo, no campus Pampulha, em Belo Horizonte, com viagem prevista à sede principal do Calas, no México. Os valores da bolsa e para cobertura dos gastos com passagens aéreas não são informados na chamada. As informações sobre tarefas previstas e requisitos para candidatura estão no edital.

{Correção: a chamada foi prorrogada até 15 de março e não 30 de março como informado na versão original da nota}