Arte e Cultura

Ciclo ‘Cultura, democracia e cidadania’ promove formação para gestores e agentes culturais

Organizado pela UFMG em parceria com o Ministério da Cultura, primeiro seminário será realizado de 6 a 8 de maio

Com programação totalmente on-line, primeiro seminário do ciclo começa no dia 6 de maio Divulgação | Procult

De 6 a 8 de maio, a Pró-reitoria de Cultura (Procult) da UFMG promove o primeiro seminário do ciclo Cultura, democracia e cidadania, realizado em parceria com o Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria de Formação, Livro e Leitura. A iniciativa tem o objetivo de ampliar o diálogo entre pesquisadores e agentes da área, como artistas, produtores e gestores, e promover sua formação, ao abordar políticas públicas e a concepção, gestão e produção de programas e ações culturais.

Neste primeiro seminário, totalmente on-line, serão realizadas palestras e mesas-redondas com a participação de expoentes da área, além de debatedores vinculados à UFMG, aos espaços culturais da Universidade e a outras instituições de ensino do estado. Os debates serão realizados por meio de Termo de Execução Descentralizada (TED), do programa Conexão, cultura e pensamento da Rede de Universidades em Movimento, do MinC.

"O seminário contribui para o fortalecimento de uma rede que articula a área de cultura das universidades federais sediadas em Minas Gerais. Ela vem se constituindo por meio de uma série de programas, projetos e ações conjuntas", afirma o pró-reitor de Cultura da UFMG, Fernando Mencarelli.

Programação
A abertura do seminário será na segunda-feira, 6 de maio, às 8h30, seguida da apresentação O Sistema Nacional de Cultura, os marcos regulatórios nacionais e os sistemas territoriais: a institucionalidade do campo da cultura, às 9h30, conduzida por Lia Calabre, pesquisadora da Fundação Casa de Rui Barbosa, no Rio de Janeiro.

As atividades prosseguem ao longo do dia e terminam com a mesa O papel das Leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc no contexto atual das políticas públicas de cultura, às 16h30, com a participação de Albino Rubim (UFBA), José Márcio Barros (Uemg e PUC Minas) e Lia Calabre.

A programação será transmitida ao vivo pelo YouTube, no canal Cultura UFMG. A participação é gratuita e aberta aos interessados, sem necessidade de inscrição prévia. Após a realização do seminário, as palestras e mesas-redondas também serão difundidas pelas redes de cultura das instituições públicas de ensino superior brasileiras e latino-americanas.

Em novembro de 2024, será realizado o segundo seminário do ciclo, Cultura, democracia e cidadania na América Latina, que reunirá pesquisadores das universidades federais mineiras e de instituições vinculadas à Associação de Universidades do Grupo Montevideo para discutir e apresentar propostas que tratem de questões urgentes para o campo cultural internacional e latino-americano.

Com Assessoria de Comunicação da Procult