Arte e Cultura

Circuito Cultural UFMG será retomado com espetáculos de dança contemporânea

‘O que não tem fim’ e ‘Por um fio’, da Mimulus Cia de Dança, abrem a temporada na próxima quarta, com exibição pela plataforma YouTube

Cena de 'Por um fio', inspirado na vida e obra de Arthur Bispo do Rosário
Cena de 'Por um fio', inspirado na vida e obra de Arthur Bispo do Rosário Guto Muniz

O Circuito Cultural UFMG, coordenado pela Diretoria de Ação Cultural (DAC), inicia nova temporada de espetáculos na quarta-feira, 14 de abril. Em uma única exibição, que vai estrear às 19h no canal Cultura UFMG na plataforma YouTube, a Mimulus Cia de Dança apresentará dois trabalhos: O que não tem fim e Por um fio. A apresentação é gratuita, e o vídeo ficará disponível no canal.

Desde os anos 1990, a Mimulus vem desenvolvendo proposta singular de resgate do repertório das danças de salão, com um olhar na contemporaneidade. Na exibição da próxima semana, a companhia costura uma sequência do espetáculo O que não tem fim, produção audiovisual criada em 2020, já durante a pandemia, com trechos de Por um fio, lançado em 2009.

Contraste
Segundo o diretor Jomar Mesquita, reunir os dois trabalhos foi uma forma de contrastar uma obra feita no período pré-pandêmico com outra concebida durante a pandemia. “Elas representam formas muito diferentes de criação. O vídeo gravado no ano passado [O que não tem fim] trata muito da trajetória de 30 anos no nosso galpão, que tem as paredes impregnadas com a nossa história. Ele ficou fechado, reabriu e agora está fechado novamente. No vídeo, falamos desse momento muito difícil para todos nós, em que buscamos e encontramos novas formas de criar e de levar nossas produções para o público. Por um fio, por sua vez, mostra como trabalhávamos antes. Ele foi gravado ao vivo, num palco de teatro, e é um dos nossos principais trabalhos. Transita um pouco pelo universo da angústia, apesar de abordar o assunto de forma mais enérgica, inspirada na vida e na obra de Arthur Bispo do Rosário”, explica.

Por um fio foi apresentado na Bélgica, na França, na Itália, em Portugal, nos Estados Unidos e no Brasil. Nele, a companhia transpõe o fascínio pelos bordados do artista plástico Arthur Bispo do Rosário para o emaranhado de braços e corpos que bordam coreografias. Os fios elétricos e filamentos das lâmpadas incandescentes confundem-se com os fios condutores das coreografias e com a sucata do trabalho dos bailarinos, que serve de matéria-prima para a composição da obra. O espetáculo foi produzido na ocasião do centenário de nascimento de Bispo e dos 20 anos de sua morte.

Mais circuito
A programação do Circuito Cultural UFMG neste mês conta com mais duas atrações. No dia 28, o cantor e compositor Marquim D’Morais vai comemorar seus dez anos de carreira solo com o show Muita estrada, pouco chão. O vídeo será exibido às 19h, no Canal Cultura UFMG no YouTube. No dia 30, a atriz Teuda Bara participará de bate-papo ao vivo com o pesquisador teatral Ernani Maletta. Em conversa descontraída, eles falarão de teatro e da carreira da artista. A atração será transmitida pelo Canal do Centro Cultural UFMG no YouTube, a partir das 18h30.

Com Assessoria de Comunicação da DAC