Notícias Externas

Coletivo Semifusa inaugura espaço cultural em Ribeirão das Neves

Casa Semifusa busca atender demanda cultural e de formação na cidade

Com o novo espaço, instituto visa contribuir com metas da Agenda 2030 dos objetivos de desenvolvimento sustentável estipuladas pela ONU
Com o novo espaço, instituto quer contribuir com metas da Agenda 2030 de desenvolvimento sustentável da ONU Rodrigo Ataídes/Divulgação

O Instituto Cultural Semifusa inaugura neste fim de semana um novo espaço cultural em Ribeirão das Neves, a Casa Semifusa. A sede nasce com o conceito de negócios sociais, projetos de impacto e economia criativa, fruição artística, cultural e desenvolvimento local. As atividades oferecidas pelo espaço incluem shows, espetáculos, salas de produção e cinema. A inauguração da Casa Semifusa ocorre no sábado, 22, em evento que reúne Feira de Economia Solidária, Flash Tattoo, Comida Mineira e apresentações culturais.

Nesta quinta-feira, 20, o programa Expresso 104,5 convidou o poeta e gestor de projetos do Coletivo Semifusa, Rodolfo Ataíde, para contar mais sobre a Casa Semifusa e suas propostas. O entrevistado fez uma breve retrospectiva dos 12 anos de história do coletivo e explicou que o novo espaço é um sonho antigo. A ideia é poder desenvolver ações mais permanentes, contínuas e de formação, o que não era possível sem uma sede. O gestor comentou que acredita que o projeto também abre espaço para pensar possibilidades para o setor cultural a partir de Ribeirão das Neves.

De acordo com o gestor, a Casa Semifusa se propõe a contribuir com seis das metas da Agenda 2030 estipuladas pela ONU, sendo elas: paz, justiça e instituições eficazes; saúde e bem-estar; educação de qualidade; igualdade de gênero; trabalho decente e crescimento econômico e redução das desigualdades. O espaço cultural vai oferecer cursos gratuitos nas mais diversas áreas e eventos com a perspectiva de dar oportunidade aos artistas locais para se apresentarem.

Ouça a entrevista completa no Soundcloud.

A inauguração da Casa Semifusa é realizada neste sábado, 22, a partir das 12h, na Rua Cataguases, 73, bairro Sevilha B, em Ribeirão das Neves. A festa de abertura conta com Feira de Economia Solidária, Flash Tattoo, Comida Mineira e apresentações culturais com Pedro Ezos, Naval Que Chama e Helô Dias. Mais informações podem ser consultadas no site do Coletivo Semifusa.

Produção: Laura Portugal, sob orientação de Filipe Sartoreto
Publicação: Enaile Almeida, sob orientação de Hugo Rafael