Extensão

Colóquio promove debate sobre mito, modernidade e religião

Gratuito, evento é organizado, em conjunto, por professores da UFMG e da PUC Minas

Apesar da força do Iluminismo – movimento cultural do século 18 –, dos avanços tecnológicos e científicos, e da disseminação da razão como a “melhor forma de ver o mundo”, mito e religião seguem presentes na nossa cultura. Os grupos de pesquisa Mito e Modernidade, da UFMG, e Religião, Tradição e Modernidade, da PUC Minas, se uniram para debater o tema, em projeto que resultou no 1º Colóquio Mito, Modernidade e Religião.

Organizado por Rodrigo Coppe Caldeira e Jonathan Goudinho, da PUC Minas, e Georg Otte e Aline Magalhães Pinto, da UFMG, o evento, que começou nessa segunda-feira, 20 de novembro, segue durante esta terça, 21, com mesas-redondas e conferências.

Georg Otte, professor da Fale, é um dos organizadores do colóquio
Georg Otte, professor da Fale, é um dos organizadores do colóquio Divulgação

“A discussão do colóquio não é sobre mitos específicos, mas sobre o mito de uma forma geral e a concepção de que ele não foi superado pelo Iluminismo, pela modernidade ou pelo positivismo, e que continuamos adeptos de mitos, a começar pela vida cotidiana”, explicou Georg Otte, professor da Faculdade de Letras da UFMG, em entrevista ao Programa Universo Literário desta terça-feira.

Ouça a conversa com Michelle Bruck

A programação, gratuita, se encerra hoje, com duas conferências e uma mesa-redonda. O colóquio é realizado no auditório da unidade Praça da Liberdade da PUC Minas (Avenida Brasil, 2.023, Funcionários – Prédio 1, 6º andar).