Notícias Externas

Coltec completa 50 anos

Referência no ensino técnico, colégio foi fundado em parceria com o governo inglês

Inauguração do Coltec, abril de 1969
Inauguração do Coltec, abril de 1969 Acervo Coltec/UFMG

Há 50 anos, era fundado o Colégio Técnico da UFMG (Coltec), hoje uma das melhores escolas públicas de todo o Brasil. A fundação ocorreu em 1969, por meio de parceria da UFMG com o Conselho Britânico, órgão do Reino Unido de difusão da cultura e conhecimento, que forneceu treinamentos, equipamento e capital para a criação da escola.

O Coltec foi criado para ser um colégio de aplicação, um espaço de experimentação de novas práticas pedagógicas para renovação e aprimoramento dos ensinos fundamental e médio. Em 1977, o Coltec se emancipou do Conselho Britânico e permanece sob a gestão da UFMG desde então.

Hoje, a escola oferece ensino médio integrado ao ensino técnico em cinco áreas: Química, Eletrônica, Automação Industrial, Desenvolvimento de Sistemas e Análises Clínicas. Além disso, são ofertados os cursos profissionalizantes em Biotecnologia e Desenvolvimento de Apps Móveis, para quem já tenha finalizado o ensino médio.

A diretora do Colégio Técnico da UFMG, professora Kátia Pedroso Silveira, conversou com o programa Expresso 104,5, da rádio UFMG Educativa, nesta quarta-feira, 24.

Ouça a conversa com Filipe Sartoreto

Em comemoração aos 50 anos do Coltec, o Espaço do Conhecimento UFMG fará uma exposição de fotografias que contam a história do colégio . A exposição poderá ser vista na Fachada Digital do Espaço do Conhecimento, do próximo sábado, 27 de abril, até o dia 10 de maio, sempre das 19h às 22h. Mais informações no site espacodoconhecimento.org.br ou pelo número 3409-8352.

O vestibular para o Colégio Técnico da UFMG ocorre só no final do ano, porém, quem quiser conhecer mais do Colégio desde agora, pode acessar o site coltec.ufmg.br, ou entrar em contato pelo telefone 3409-4962.

Produção: Mariana Prates, sob orientação de Hugo Rafael