Institucional

Com nova configuração, programa de aceleração de laboratórios recebe inscrições até sexta

Coordenado pela Pró-reitoria de Pesquisa, Outlab UFMG tem Fundep, Caed e BH-TEC como parceiros

O pró-reitor de Pesquisa, Fernando Reis, durante apresentação do programa aos coordenadores de laboratórios Foto: Mariana Conrado | Fundep

Até esta sexta-feira, dia 14, o Outlab UFMG recebe inscrições para nova edição do programa, destinado a pesquisadores – docentes e técnico-administrativos – de laboratórios da Universidade interessados em desenvolvimento de habilidades empreendedoras e gerenciais e suas interações com o mercado.

O programa, agora reconfigurado como projeto de extensão, é coordenado pela Pró-reitoria de Pesquisa (PRPq), apoiado pela Fundação de Apoio da UFMG (Fundep) e conta com a parceria do Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed) da Universidade. Outro parceiro, o Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC), é  responsável pelo atendimento individual e personalizado das equipes participantes.

A capacitação é oferecida tanto para as equipes técnico-científicas dos laboratórios institucionais quanto para as estruturas que operam em áreas com interface com o setor produtivo listadas na Plataforma Nacional de Infraestrutura de Pesquisa MCTI, visando à ampliação do impacto dos trabalhos de pesquisa desenvolvidos na UFMG.

As inscrições devem ser feitas pelo coordenador do laboratório. O programa será executado de 14 de agosto a 13 de outubro.

Robustez institucional
O Outlab UFMG é uma iniciativa pioneira no país, que oferece apoio e gera a aceleração de laboratórios. Criado em 2019 pela Fundep, em parceria com a PRPq, o programa teve duas edições, que reuniram cerca de 100 laboratórios. Interrompido durante a pandemia da covid-19, o programa foi retomado com nova proposta.

Nesta edição, a iniciativa consiste em uma imersão nos oito módulos do conteúdo programático e atividades práticas. O objetivo é estimular parcerias e conexões de infraestruturas de pesquisa com empresas e potencializar as suas atividades.

“Durante esse hiato, o projeto sofreu mudanças e adaptações para responder melhor às novas demandas da área acadêmica”, afirmou o pró-reitor de Pesquisa, Fernando Reis, durante evento de apresentação da proposta aos coordenadores de laboratórios realizado no dia 14 de junho. Ele destacou o envolvimento de diferentes instâncias da UFMG, aspecto que confere robustez institucional à proposta.

Entre as mudanças possibilitadas pelo fortalecimento da institucionalização do programa na Universidade, está a conquista de novos apoiadores para a execução do programa, como o BH-TEC e o Caed, e a adesão de número maior de professores na frente pedagógica da imersão. Com execução a cargo da PRPq, a Fundep retoma seu papel institucional de atuar no apoio aos projetos de ensino, pesquisa e extensão da UFMG.

Imersão adaptada às realidades
Como existem infraestruturas laboratoriais de diversas áreas de atuação com demandas diferentes, o programa busca adaptar a imersão às realidades dos laboratórios selecionados. Em uma das fases do projeto, será realizado acompanhamento individualizado com a equipe participante, identificando as suas necessidades, e diagnóstico de maturidade da produção.

A segunda etapa é constituída pela oferta do conteúdo. Os oito módulos, distribuídos para cada semana desta edição, serão ministrados na plataforma Moodle, em aulas on-line. As ações complementares incluem atividades presenciais como momentos de compartilhamento de experiência e networking, palestras e visitas a espaços de inovação.

“O conteúdo foi pensado com o objetivo de atender às demandas das infraestruturas e, principalmente, possibilitar conexões com o mercado como prestação de serviços e acesso a financiamentos, o que não ocorria anteriormente. A intenção é que essas estruturas consigam potencializar sua entrega científica para a sociedade”, pontua Matheus Azzi, coordenador de Inovação da Fundep e integrante da equipe de coordenação do Outlab UFMG.

As dúvidas no processo de inscrição podem ser sanadas pelo e-mail infrapq@prpq.ufmg.br.

Outlab UFMG

Inscrições: até 14 de julho de 2023, no site do Outlab UFMG