Extensão

Com seminário, Programa Polos inicia atividades em Dom Joaquim

Atuação no município tem o objetivo central de promover direitos humanos

Audiência pública em Conceição do Mato Dentro, um dos municípios de atuação do Programa
Audiência pública em Conceição do Mato Dentro, um dos municípios de atuação do PolosArquivo Programa Polos

Hoje e amanhã (2 e 3 de outubro), será realizado, no município mineiro de Dom Joaquim, o seminário de lançamento das atividades do programa da UFMG Polos de Cidadania, que visa contribuir para a proteção e efetivação de direitos humanos e cidadania na região. A Tenda São Domingos, na Praça Cônego Firmiano (no centro da cidade) abrigará o evento, que será realizado das 9h às 17h, na segunda, e das 9 às 12h, na terça-feira.

Uma das principais ações do Polos de Cidadania no município será a promoção dos direitos de humanos, em especial de crianças e adolescentes no contexto dos conflitos socioambientais em curso na cidade e na região. O programa conta com mais de 22 anos de atividades de extensão e pesquisa social na área e há mais de dois anos atua na vizinha Conceição do Mato Dentro, tanto na área urbana quanto rural.

O município de Dom Joaquim tem cerca de 4,6 mil habitantes (estimativa do IBGE para 2017) e está localizado na região central de Minas Gerais, a 200 quilômetros de Belo Horizonte. 

A iniciativa

O Polos de Cidadania alia atividades de ensino, pesquisa e extensão com o objetivo de promover a efetivação dos direitos humanos e a construção de conhecimento por meio do diálogo entre os diferentes saberes. A iniciativa é coordenada pelo professor do Teatro Universitário Fernando Limoeiro e pelo professor da Fafich André Luiz Dias.

Criado em 1995, o Polos é caracterizado pela transdisciplinaridade, envolvendo graduandos, pós-graduandos e profissionais de diversas áreas como Direito, Sociologia, Comunicação, Artes Cênicas, Economia, Ciências do Estado, Psicologia, Demografia, Arquitetura e Urbanismo, Administração e Serviço Social.

O trabalho do Polos da Cidadania é realizado em parceria com o
Ministério Público do Estado de Minas Gerais, por meio do Programa de Apoio a Projetos da Região Central (Proap).