Formas de Ingresso

Comissões do processo seletivo de avaliação seriada são instaladas

Nova forma de ingresso na UFMG coexistirá com o Sisu; primeira prova, prevista para 14 de dezembro, será aplicada para estudantes do primeiro ano do Ensino Médio

Corpo docente da UFMG atua em peso na força-tarefa de elaboração do novo processo seletivo seriado da Universidade
Corpo docente participa em peso da força-tarefa de elaboração do novo processo seletivo seriadoFoto: Jebs Lima | UFMG

Em reunião realizada nesta segunda-feira, 7, cerca de 40 docentes de diversas áreas do conhecimento se reuniram com os dirigentes da UFMG na Sala de Sessões da Reitoria para formalizar a implantação das comissões que se responsabilizarão pela implantação do processo seletivo de avaliação seriada da Universidade.

As duas comissões, de caráter temporário, são a de Estrutura das Avaliações e a de Operacionalização. A de Estrutura das Avaliações, especificamente, será a responsável por produzir um documento norteador para o novo processo seletivo; assim que formulado, esse documento será remetido para a Câmara de Graduação, para a sua avaliação. Essa comissão é composta de quatro subcomissões temáticas: de Integração, de Linguagens, Conjunta de Matemática e Ciências da Natureza e de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Finalizada a reunião, todas entraram em atividade.

A Comissão de Operacionalização, por sua vez, será responsável por estabelecer a funcionalidade administrativa e logística do processo, que é inédito na UFMG e impõe novos desafios às dinâmicas processuais já existentes. Para isso, essa instância deverá trabalhar conjuntamente com a Diretoria de Processos Seletivos (Copeve), órgão da UFMG para o qual converge sua histórica expertise na realização das mais diversas modalidades de processos seletivos. Mesmo com o advento do Sisu nos últimos anos, a UFMG nunca deixou de realizar processos seletivos próprios, como o Vestibular Habilidades e o processo seletivo da Formação Intercultural de Educadores Indígenas (Fiei).

Uma terceira comissão, de caráter permanente e regulamentada recentemente pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), será instalada nos próximos meses.

Docentes de diversos campos do conhecimento integram comissões, que contam com subcomissões temáticas relacionadas a áreas como matemática e linguagens
Docentes de diversos campos do conhecimento integram comissões, que contam com subcomissões temáticas relacionadas a áreas específicas, como matemática e linguagens Foto: Jebs Lima | UFMG

Cronograma: contagem regressiva para o seriado
Na reunião desta segunda, a reitora Sandra Regina Goulart Almeida e o vice-reitor Alessandro Moreira apresentaram um calendário preliminar dos trabalhos a serem realizados no decorrer do ano com vistas à implantação do novo processo seletivo. De acordo com esse cronograma, a prova do “ano um” do ciclo seriado 2025-2027 será aplicada no dia 14 de dezembro (domingo), na Região Metropolitana de Belo Horizonte e em Montes Claros. A data foi escolhida em diálogo com as demais grandes universidades do estado, para evitar uma coincidência de datas. Trata-se, contudo, de um cronograma ainda preliminar. A formalização do calendário próprio do novo processo seletivo ocorrerá em momento oportuno, após a conclusão do trabalho das comissões.

Sandra: 'meta é que se realize um processo sobretudo inclusivo'
Sandra: 'meta é que se realize um processo sobretudo inclusivo' Foto: Jebs Lima | UFMG

Até dezembro, há longo caminho a percorrer, que passa por várias reuniões de trabalho, campanhas de informação na internet, ações de divulgação durante a Mostra Sua UFMG, elaboração de provas e publicação de editais. São os trabalhos dos quais estarão à frente os membros das comissões e das subcomissões envolvidas com o novo processo seletivo. A meta é promover uma divulgação massiva da novidade no estado – particularmente, junto às escolas de educação básica – para que o máximo de interessados sejam informados e se sintam motivados a participar.

“A nossa meta é que seja um processo com grande adesão das escolas públicas, e sobretudo inclusivo, realizado como uma adição aos processos seletivos que já realizamos hoje. Vale sempre lembrar que se trata de um processo seletivo paralelo ao Sisu, que, por sua vez, continuará sendo adotado normalmente pela UFMG. O que faremos é diversificar nossas formas e possibilidades de ingresso na Universidade”, destaca a reitora Sandra Goulart Almeida. A dirigente lembra que a decisão foi tomada levando-se em conta, também, a experiência positiva de outras universidades com processos seletivos seriados realizados paralelamente ao Sisu, como a Universidade de Brasília (UnB) e a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

“Estamos iniciando essa implantação com os dois pés no chão”, afirma o professor Bruno Teixeira, pró-reitor de Graduação da UFMG. “Nesse primeiro momento, nossa expectativa é fazer um processo sólido e seguro, que represente um convite para que os candidatos permaneçam no processo seletivo seriado até o final. A gente sabe que a evasão é hoje um problema vivido pelo Ensino Médio. Queremos então que a realização desse processo seletivo funcione, na vida desses estudantes, também como um convite à sua permanência nos estudos, dada a possibilidade de, ao final, ingressar na UFMG. Os anos um e dois do processo terão a missão de ser convidativos à permanência do candidato no processo seletivo (logo, também no Ensino Médio) até o final”, demarca o pró-reitor.

Bruno Teixeira, pró-reitor de Graduação, e Maria José Flores, pró-reitora adjunta: Prograd é o órgão à frente da construção do novo processo seletivo, até seu envio à Câmara de Graduação
Bruno Teixeira, pró-reitor de Graduação, e Maria José Flores, pró-reitora adjuntaFoto: Jebs Lima | UFMG

O que é o Processo Seletivo de Avaliação Seriada

O processo seletivo de avaliação seriada é uma modalidade própria e adicional de seleção de estudantes para ingresso nos cursos de graduação da UFMG, criada com o objetivo de oferecer um atendimento mais direcionado às comunidades onde a UFMG atua e está sediada em Minas Gerais. 

Por meio da nova forma de ingresso, os estudantes serão avaliados em três etapas, cada uma relativa a cada ano do Ensino Médio. A participação em um processo seletivo não será impeditiva para que o estudante participe também do outro processo; na prática, a novidade duplicará as oportunidades para a entrada dos egressos do Ensino Médio nos cursos de graduação da UFMG (ou seja, um estudante que não conseguir vaga pelo processo seriado poderá se inscrever no processo seletivo Enem/Sisu).

O conteúdo programático da avaliação seriada será orientado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e pelo Currículo Referência de Minas Gerais. Neste ano, haverá, pela lógica, apenas a avaliação referente ao primeiro ano do Ensino Médio, pois será o ano de inauguração do processo. Em 2026, haverá novamente a avaliação do primeiro ano e a avaliação do segundo; em 2027, por fim, haverá a avaliação dos três anos, completando o ciclo de implantação da novidade. A primeira leva de ingressantes pelo novo modelo será em 2028.

Debatido ao longo dos últimos dois anos, o processo foi definitivamente formalizado em janeiro deste ano por meio da Resolução 01/2025, de 30 de janeiro, do Conselho Universitário. Essa regulamentação estabelece que, a partir de 2028, 30% das vagas de cada curso de graduação da UFMG serão preenchidas via avaliação seriada. Poderão participar estudantes do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), assim como seus egressos, independentemente do tempo passado desde a conclusão do curso.

Sandra e Alessandro:
Sandra e Alessandro: construção coletiva do novo processo seletivo seriadoFoto: Jebs Lima | UFMG

Ewerton Martins Ribeiro